Política / Justiça
Carla Zambelli enfrenta nova audiência na Itália em processo de extradição
Tribunal de Roma decidirá se deputada aguarda trâmite em liberdade, prisão domiciliar ou segue detida; defesa alega questões de saúde
27/08/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) será submetida nesta quarta-feira (27) a uma nova audiência no Tribunal de Apelação de Roma, na Itália, no âmbito do processo de extradição solicitado pela Justiça brasileira. A corte italiana avaliará se a parlamentar poderá aguardar o andamento do processo em liberdade, prisão domiciliar ou se permanecerá detida na penitenciária de Rebibbia, onde está desde 29 de julho.
A defesa de Zambelli argumenta que a deputada apresenta problemas de saúde e pede que ela possa responder ao processo em liberdade. Em 13 de agosto, a parlamentar chegou a passar mal ao comparecer a uma das sessões do tribunal.
O processo de extradição pode se estender por até dois anos, segundo o Estadão. No Brasil, Zambelli acumula duas condenações no Supremo Tribunal Federal (STF):
Invasão hacker ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça): em maio, foi considerada culpada por coordenar ataque aos sistemas do órgão para emitir um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.
Porte ilegal de arma e constrangimento ilegal: condenada em agosto pelo episódio de 2022, na véspera do segundo turno, quando perseguiu um homem armado no bairro Jardins, em São Paulo.
Após a primeira condenação, Zambelli deixou o país e foi considerada foragida da Justiça brasileira. No fim de julho, foi localizada e presa em Roma. Desde então, aguarda as decisões da Justiça italiana sobre sua permanência no país e sobre o pedido de extradição feito pelo Brasil.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump embarca para Israel e afirma que reféns “podem ser libertados antes do previsto”
Leia Mais
Alexandre de Moraes é ovacionado em show de Alcione em Brasília aos gritos de “sem anistia”
Leia Mais
WhatsApp Web é usado em novo golpe que invade computadores e rouba contas bancárias
Leia Mais
China reage ao novo tarifaço de Trump e ameaça retaliar: “Não temos medo de brigar”
Municípios