Campo Grande (MS), Quarta-feira, 27 de Agosto de 2025

Política / Câmara Federal

Câmara avalia PEC da Blindagem e pode retomar modelo de 1988 com votações secretas para investigar parlamentares

Especialistas alertam para risco de impunidade; proposta surgiu como parte do acordo para encerrar ocupação do plenário

27/08/2025

18:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Câmara dos Deputados retomou nesta quarta-feira (27) a discussão da chamada PEC da Blindagem, que pode restaurar o modelo original da Constituição de 1988 e devolver ao Congresso o poder de autorizar, em votações secretas, a abertura de investigações criminais contra deputados e senadores.

O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), colocou o tema em pauta após negociações que visavam encerrar a ocupação do plenário. O relator da proposta, Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), ainda não apresentou parecer final, mas a possibilidade de resgatar o texto constitucional de 1988 é uma das hipóteses ventiladas.

Como era em 1988

  • Investigações contra parlamentares dependiam de autorização prévia da Câmara ou do Senado;

  • O STF só poderia abrir inquérito após aval do Legislativo;

  • Até crimes comuns, como homicídio, ficavam sujeitos à licença política;

  • Prisões em flagrante por crime inafiançável só podiam ser mantidas se confirmadas em voto secreto pela maioria da Casa.

Segundo o advogado Adib Abdouini, a regra criava uma barreira que “muitas vezes inviabilizava a apuração de responsabilidades”. O criminalista Michel Saliba lembra que “investigações eram engavetadas e nem sequer votadas”.

A mudança de 2001

Esse sistema foi alterado pela Emenda Constitucional nº 35/2001:

  • O Ministério Público passou a poder investigar e denunciar diretamente no STF, sem aval do Legislativo;

  • O Congresso ficou apenas com a prerrogativa de suspender temporariamente uma ação penal já em curso;

  • Exemplos recentes, como os casos de Eduardo Cunha (2016) e Aécio Neves (2017), mostraram a efetividade do novo modelo, em que a Justiça pôde agir sem depender da autorização política do Parlamento.

Exemplos históricos

  • Humberto Costa (anos 1990): investigação sobre contratos públicos só avançou após autorização da Câmara.

  • Hildebrando Pascoal (anos 1990): acusado de chefiar grupo de extermínio, só foi investigado com aval do Legislativo.

  • Eduardo Cunha (2016): já sob nova regra, foi denunciado pela PGR e processado no STF sem necessidade de licença.

  • Aécio Neves (2017): investigado na Lava Jato, não precisou de autorização prévia do Senado.

Especialistas alertam

Para estudiosos do direito constitucional, a proposta representa um retrocesso institucional.

“A Constituição caminhou para reduzir privilégios e facilitar a responsabilização de parlamentares. Retomar o modelo de 1988 é um passo atrás que fortalece a impunidade”, avalia Abdouini.

Comparativo com o presidente da República

A Constituição mantém até hoje a exigência de autorização da Câmara para processar o presidente da República por crimes comuns ou de responsabilidade, como ocorreu com as denúncias contra Michel Temer (2017), rejeitadas pelo plenário.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: