Campo Grande (MS), Terça-feira, 15 de Abril de 2025

Justiça / Previdência

STF decide que aposentados não precisam devolver valores da revisão da vida toda

Corte define que pagamentos feitos até abril de 2024 não serão devolvidos e aposentados não terão que pagar honorários

10/04/2025

19:30

AGÊNCIA BRASIL

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (10), que aposentados que receberam valores por decisões judiciais baseadas na chamada “revisão da vida toda” do INSS não precisarão devolver o dinheiro. A decisão foi tomada durante o julgamento de um recurso da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e representa um importante alívio para milhares de beneficiários.

“Ao não modularmos, houve uma quebra de confiança naquilo que os segurados depositaram, em razão de precedentes do STJ e do próprio STF”, justificou o ministro Dias Toffoli, ao propor a modulação dos efeitos da decisão anterior.

O que foi decidido pelo STF:

  • Quem recebeu valores com base na revisão da vida toda até 5 de abril de 2024 não precisará devolver o dinheiro.

  • Aposentados também estão isentos de pagar honorários sucumbenciais, ou seja, não terão que arcar com os custos dos advogados da parte vencedora (no caso, o INSS).

  • A modulação vale para decisões judiciais definitivas ou provisórias assinadas até a data da publicação da ata de julgamento (5 de abril de 2024).

Entenda o caso da revisão da vida toda

A revisão da vida toda é uma tese jurídica que permitia aos aposentados incluir no cálculo do benefício contribuições feitas antes de julho de 1994, quando foi implementado o Plano Real. A mudança era vantajosa para quem tinha salários maiores nesse período.

Em 2022, o STF chegou a reconhecer o direito à revisão, mas, em março de 2024, voltou atrás ao julgar duas ações de inconstitucionalidade contra a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social. Na ocasião, a Corte considerou constitucional a regra de transição da reforma previdenciária de 1999, que desconsidera os salários anteriores ao real.

Por que a nova decisão é importante

Apesar de ter revertido o entendimento sobre o direito à revisão, o STF agora reconheceu que aposentados não devem ser punidos por confiar em decisões anteriores que favoreciam a correção dos benefícios.

“A decisão de hoje garante segurança jurídica e evita prejuízos financeiros injustos a milhares de segurados que, de boa-fé, recorreram ao Judiciário e obtiveram decisões favoráveis”, avalia a advogada Marcella Hunas.

Quem é beneficiado pela decisão?

  • Aposentados que entraram com ações judiciais sobre a revisão da vida toda e tiveram decisão favorável antes de 5 de abril de 2024.

  • Não precisam devolver valores recebidos, mesmo que a tese da revisão tenha sido posteriormente derrubada.

  • Estão livres do pagamento de honorários advocatícios da parte contrária (INSS ou governo federal).


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: