Campo Grande (MS), Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025

Política Internacional

Lula liga para Macron e condena uso político de tarifas comerciais contra o Brasil

Presidente brasileiro reforça recurso na OMC contra tarifaço de Trump e articula acordos para ampliar mercados

20/08/2025

09:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, na manhã desta quarta-feira (20), com o presidente da França, Emmanuel Macron. O diálogo, que durou quase uma hora, foi confirmado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Durante a ligação, Lula repudiou o “uso político de tarifas comerciais contra o Brasil” e detalhou as medidas que o governo tem adotado para proteger empresas e trabalhadores diante do tarifaço imposto pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

Recurso contra os EUA na OMC

Segundo a Secom, o presidente brasileiro informou a Macron sobre o recurso apresentado à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas dos EUA, consideradas “injustificadas”.

“Mesmo sem reconhecer a legitimidade de instrumentos unilaterais usados pelos Estados Unidos, como a Seção 301, o presidente Lula comentou sobre os esclarecimentos apresentados por seu governo”, destacou a nota oficial.

Expansão comercial e novos acordos

Lula ressaltou que o Brasil seguirá empenhado em ampliar mercados e concluir novos acordos internacionais. Ele citou a conclusão do Acordo Mercosul–EFTA e as negociações em andamento com Japão, Vietnã e Indonésia.

Além disso, tanto Lula quanto Macron reforçaram o compromisso de ultimar o diálogo para a assinatura do Acordo Mercosul–União Europeia ainda neste semestre, durante a presidência brasileira do bloco.

Cooperação internacional e BRICS

Outro ponto da conversa foi a necessidade de fortalecer a cooperação entre países desenvolvidos e o Sul Global, em defesa de um comércio baseado em regras multilaterais. Lula informou ainda que a defesa do multilateralismo será um dos temas centrais da Cúpula Virtual do BRICS, marcada para setembro.

Estratégia diplomática de Lula

A ligação faz parte de uma série de contatos internacionais do presidente brasileiro nesta semana, com o objetivo de mostrar que o Brasil não está isolado no cenário global, apesar da pressão exercida pelo tarifaço dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: