Política / Justiça
PF faz buscas contra Silas Malafaia no Galeão em investigação sobre tentativa de obstrução de Justiça
Pastor foi abordado ao desembarcar de Lisboa; STF determinou apreensão de celulares e impôs restrições de viagem e comunicação
20/08/2025
18:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Polícia Federal (PF) cumpriu, no início da noite desta quarta-feira (20), mandado de busca pessoal e de apreensão de celulares contra o pastor Silas Malafaia no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. A medida foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da PET nº 14129, que investiga tentativa de obstrução de Justiça relacionada à trama golpista de 2022.
Malafaia foi abordado por agentes federais ao desembarcar de um voo proveniente de Lisboa, Portugal. Após o cumprimento do mandado, ele foi conduzido às dependências do aeroporto, onde prestou depoimento à PF.
O pastor não foi preso, mas passou a ser alvo de medidas cautelares diversas da prisão, determinadas pelo STF:
Proibição de deixar o país;
Proibição de manter contato com outros investigados no mesmo inquérito.
Silas Malafaia é investigado no âmbito da PET nº 14129 por suposta tentativa de interferir nas investigações e proteger aliados envolvidos na tentativa de golpe de Estado de janeiro de 2023. A decisão do STF atendeu a pedido da Polícia Federal, que considera haver risco de reiterada atuação do pastor para atrapalhar apurações.
O caso se soma a outras medidas recentes determinadas pelo Supremo contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, investigados por envolvimento em atos antidemocráticos e articulações para desacreditar as instituições brasileiras.
A abordagem a Malafaia ocorre em meio a um ambiente político tenso, marcado por ações da Justiça contra figuras ligadas ao bolsonarismo e pela pressão internacional após as sanções impostas pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes.
Até o momento, nem a defesa de Malafaia nem sua assessoria se pronunciaram publicamente sobre a operação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula exonera indicados do Centrão após derrota no Congresso, mas preserva afilhados de Arthur Lira
Leia Mais
Trump elogia Meloni durante cúpula no Egito: “Você não vai se ofender se eu disser que você é linda, vai?”
Leia Mais
Pix Automático torna-se obrigatório a partir desta segunda-feira (13)
Leia Mais
Modelo e estudante de Medicina é encontrada morta com a filha em apartamento no Rio de Janeiro
Municípios