Campo Grande (MS), Segunda-feira, 21 de Abril de 2025

ECONOMIA

Governo Lula anuncia redução de impostos de importação para alimentos em tentativa de controlar preços

Medida busca aliviar a inflação alimentar que impacta a popularidade da atual administração

24/01/2025

20:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O governo Lula (PT) está tomando medidas para enfrentar novamente o desafio da alta nos preços dos alimentos, um problema que também foi enfrentado durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL) em 2022. Três anos após a redução temporária do imposto de importação de alimentos, a administração atual se vê diante da mesma questão: o aumento dos preços que afeta a popularidade do governo.

Em 2022, próximo às eleições, o governo de Jair Bolsonaro reduziu o imposto de importação de alimentos de forma temporária. Contudo, meses após a implementação da medida, o PT afirmou que a redução beneficiou principalmente importadores e o comércio, que aumentaram suas margens de lucro sem repassar os benefícios para os consumidores.

Agora, sob a liderança do governo Lula, novas medidas estão sendo consideradas para combater a alta nos preços. O governo anunciou a intenção de reduzir novamente o Imposto de Importação para alguns alimentos, embora ainda não tenha divulgado a lista específica dos itens que serão contemplados.

Em 2022, foram zeradas as alíquotas de carnes congeladas, trigo, milho, pão, bolachas e biscoitos, café, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja, com tarifas que variavam de 9% a 28%. Posteriormente, também foram beneficiados suplementos alimentares, como o whey protein.

A redução do tributo ocorre através da inclusão do produto na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul, que define quais produtos têm alíquotas alteradas pelo bloco econômico. A medida pode ser utilizada tanto para tentar baratear o custo desses itens quanto para estabelecer barreiras comerciais.

A redução beneficia produtos de países fora do bloco, já que entre os membros do Mercosul não há tarifas para a aquisição de alimentos. A tarifa comum do Mercosul varia de 0% a 20%. O governo pode zerar o imposto de determinados itens ou ajustar as alíquotas dentro dessa faixa.

Mesmo com a redução do Imposto de Importação, outros tributos continuam a incidir sobre os alimentos, como o ICMS estadual, o PIS/Cofins federal e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Esses impostos estão previstos para serem substituídos ou alterados com a reforma tributária, que incluirá listas de itens alimentares com isenção ou tributos reduzidos em todo o país.

A inflação dos alimentos atingiu 8,23% em 2024, acima da média geral de preços, que foi de 4,83% no ano anterior, segundo dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

A alta nos preços dos alimentos está associada a problemas climáticos, que reduziram a oferta de mercadorias, ao dólar alto — que encarece produtos e insumos importados — além de estimular a exportação.


Principais Destaques:

  • Governo Lula (PT) planeja reduzir o Imposto de Importação de alguns alimentos para combater a alta nos preços.
  • Em 2022, o governo Bolsonaro (PL) reduziu temporariamente impostos sobre alimentos, mas benefícios não alcançaram consumidores.
  • Redução de impostos inclui produtos como carnes congeladas, trigo, milho, pão, bolachas e biscoitos, café, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja.
  • Medida ocorre através da Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul.
  • Inflação dos alimentos em 2024 foi de 8,23%, comparada a 4,83% em 2023, segundo IPCA.
  • Alta nos preços atribuída a problemas climáticos, dólar alto e estímulo à exportação.
  • Outros tributos como ICMS, PIS/Cofins e IPI ainda incidem sobre os alimentos, previstos para mudanças com a reforma tributária.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: