Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

SAÚDE

Casos de catapora aumentam com o fim do inverno e a chegada da primavera 

12/09/2024

15:31

ASSECOM

Com expectativa de reunir 50 profissionais de Comunicação Interna e RH que trabalham em médias e grandes empresas do Paraná para discutir temas ligados ao engajamento de colaboradores, o evento acontecerá dia 19, das 09h às 12h, no centro de Curitiba

Entre os meses de setembro e outubro é comum observarmos um aumento do número de casos de catapora. A forma benigna e mais leve da doença acomete, principalmente, a faixa etária de 1 a 10 anos. Nos adultos, tem potencial mais grave e taxa de letalidade de 15 a 40 vezes maior que a verificada em crianças saudáveis. Segundo dados do Ministério da Saúde, no período de 2014 a 2024, foram registradas 3.035 internações que evoluíram para óbito por varicela/herpes-zóster com ou sem outras complicações. Dessas, 39,2% ocorreram em maiores de 79 anos. 

A catapora é causada pelo vírus Varicela-Zóster e provoca manchas avermelhadas na pele que evoluem para bolhinhas (vesículas) vermelhas, da cabeça para baixo, atingindo todo o corpo. A doença pode causar mal-estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre.

Segundo o infectologista do Sabin Diagnóstico e Saúde, Claudilson Bastos, a vacina contra Varicela-Zóster é a melhor forma de evitar a catapora. “O esquema de vacinação começa aos 12 meses de idade, com duas doses no intervalo de três meses”, explica. “É importante que a pessoa tenha as duas doses da vacina para a varicela, diferente da vacina de herpes zoster. Embora da mesma família, só tem herpes zoster quem teve varicela no passado. E a manifestação de pele é um pouco diferente”, pontuou o infectologista.

Hérpes Zóster apenas na fase adulta  

A herpes zóster acontece quando o micro-organismo é reativado em alguma situação de baixa imunidade depois de ficar durante muitos anos latente. Sua principal complicação é a neuropatia pós-herpética, responsável pela dor crônica, duradoura, de difícil controle e muito debilitante.

Ainda que o agente causador da varicela (catapora) e da herpes zóster seja o mesmo vírus, cada doença tem uma vacina específica. Contra o popularmente chamado cobreiro, existe uma vacina licenciada apenas para pessoas com mais de 50 anos, faixa etária que mais comumente desenvolve a doença.

“A vacina é segura, tem eficácia de 97% contra a herpes zóster. Ela é administrada em duas doses com intervalo de dois meses. A imunização previne uma progressão para um quadro de maior gravidade da doença, em que muitos casos levam até à internação”, recomenda Claudilson.

Apenas em casos específicos a vacina contra herpes zóster é aplicada em pessoas com menos de 50 anos, mesmo assim só está autorizada para quem já completou 18 anos de vida e tem algum tipo de imunossupressão. Nestes casos, o médico desse paciente vai receitar a aplicação do imunizante.

Sobre o Sabin

Referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.

Presente em 14 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende 7 milhões de clientes ao ano em 353 unidades distribuídas de norte a sul do país.

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra um portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo. Além disso, contempla também serviços de atenção primária, contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, com a Amparo Saúde, e a plataforma integradora de serviços de saúde - Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: