Campo Grande (MS), Domingo, 18 de Maio de 2025

POLÍTICA

Futura ministra da Mulher diz que pretende estabelecer parcerias em MS

Ativista que atuou em MS, Aparecida Gonçalves diz que é preciso olhar para indígenas e ribeirinhas

22/12/2022

15:15

SÍLVIA FRIAS

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e a futura ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves ©Marcelo Camargo/Agência Brasil

A futura ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves, disse que espera estabelecer forte parceria com o Estado e organismos municipais de Mato Grosso do Sul na luta pelos direitos, autonomia e liberdade das mulheres. Cidinha, como é conhecida, foi anunciada para o cargo pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Cidinha Gonçalves tem histórico de militância em Mato Grosso do Sul. Paulista de nascença, se considera sul-mato-grossense, onde teve atuação política no PT e no governo Zeca do PT.

 “Minha vida inteira foi uma militância no movimento das mulheres, no feminismo, na luta por direitos humanos, pela dignidade, autonomia e liberdade”, disse Cidinha, em entrevista ao Campo Grande News, horas depois de ter o nome anunciado por Lula.

“Estar nesse espaço é muito tranquilo, é local de construção política, de empoderamento, tem a ver com minha trajetória de vida que foi construída em Mato Grosso do Sul”, disse a futura ministra, lembrando o início do trabalho no movimento popular de mulheres e, posteriormente, nos governos Lula e Dilma Rousseff.

Sobre MS, Cidinha diz que a subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres tem forte atuação e que espera estabelecer forte parceria com organismos estaduais. “É preciso olhar específico da política pública, considerando as mulheres indígenas, pantaneiras e ribeirinhas”, avaliou.

Trajetória

 Aparecida Gonçalves foi assessora técnica e política da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher no Governo do Estado entre 1999 e 2000 e assessora da Coordenadoria de Atendimento à Mulher da Secretaria de Estado de Assistência Social Cidadania e Trabalho, de 2001 a 2002, na gestão de José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT.

De 2003 a 2012 foi secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Agora, na transição, segue no núcleo que tratará da pasta das mulheres.

Em 2019 Aparecida esteve na Assembleia Legislativa junto a então subsecretária Especial de Cidadania, Luciana Azambuja, em reunião ampliada do Comitê Estadual de Combate ao Feminicídio. Ela também se fez presente quando a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) inaugurou a Casa da Mulher Brasileira, primeira delegacia 100% voltada para mulheres no Brasil à época.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: