Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

JUSTIÇA ELEITORAL

Teste de integridade das urnas não gera voto duplo; entenda

População pode ficar tranquila quanto à responsabilidade e integridade do teste, que é realizado apenas para liberar o equipamento

20/09/2022

14:00

CE

VALESCA CONSOLARO

©DIVULGAÇÃO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deixa claro que eleitores não votarão duas vezes em razão do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas. Os voluntários que aceitarem o convite da Justiça Eleitoral para participar do teste no dia da eleição somente emprestarão sua biometria para liberar a urna para votação.

Segundo o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, o procedimento é um projeto-piloto com o uso de biometria.

Conforme foi esclarecido, a população pode ficar tranquila quanto à responsabilidade e integridade do teste, que é realizado apenas para liberar o equipamento para que auditores externos efetivamente façam a votação. Logo após, os voluntários deverão deixar o local.

Teste de Integridade

Embora o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas não seja novidade, a questão da liberação da biometria é inédita.

Fora essa parte da biometria, o procedimento é idêntico em todas as eleições, desde quando foi implantado, há exatos 20 anos.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Julio Valente, o eleitor voluntário do teste deve passar pelas seguintes etapas: 

  • O eleitor vai votar normalmente, na sua seção eleitoral.

  • Ao deixar a seção, o eleitor será abordado por um servidor da Justiça Eleitoral que fará um convite para participar do Teste de Integridade.

  • O eleitor que aceitar o convite será encaminhado à outra sala, no mesmo local de votação;

  • Nessa sala, será recebido por outro servidor público, que explicará o teste.

  • O eleitor, então, posicionará o dedo no leitor biométrico para identificação perante o mesário desta seção de testes e, imediatamente depois, deixará o recinto.

Alexandre de Moraes destaca que o fluxo da seção eleitoral continuará normal, pois o projeto-piloto é feito em local específico, sem nenhum prejuízo do fluxo das pessoas em cada seção eleitoral.

“O eleitor não vota duas vezes para garantir o sigilo do seu voto”, destacou.

Saiba

No teste tradicional, a coleta da biometria do voluntário visa reforçar a lisura das eleições e provar que o resultado é exatamente idêntico à vontade do eleitor.

“A Justiça Eleitoral é aberta a inovações e sugestões, mantendo o que está dando certo e garantindo a total lisura das eleições. Entre essas medidas, está o Teste de Integridade”, afirmou Moraes.

O projeto-piloto com biometria do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas será aplicado em 19 unidades da Federação.

Das 641 urnas sorteadas para o Teste de Integridade no dia das eleições, 56 (8,74% do total) serão selecionadas para o projeto-piloto com biometria.

As outras 583 serão submetidas ao teste normal, o mesmo realizado desde 2002.

A ampliação do número de urnas testadas (de 100 para 641) é mais uma maneira de a Justiça Eleitoral reforçar a segurança do sistema eleitoral e comprovar sua eficácia.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: