Campo Grande (MS), Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

LONDRINA

Secretaria de Educação e Sebrae iniciam projeto voltado ao empreendedorismo infantil

Alunos do 1º ao 5º ano vão aprender mais sobre o comportamento empreendedor com atividades que visam ensinar sobre alimentação saudável e sustentabilidade

02/09/2022

14:25

N.COM

ANA PAULA HEDLER

©Vivian Honorato

A Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) deram início, na manhã desta sexta-feira (2), às atividades do projeto que visa estimular o empreendedorismo infantil nos alunos do 1º ao 5º ano, da rede municipal de ensino. A abertura das atividades do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) aconteceu no auditório da Unicesumar, que fica na Avenida Santa Mônica, 450.

Durante o dia, os professores passaram por uma capacitação que os ajudará a colocar em prática as atividades propostas nos cadernos de atividades elaborados em conjunto pelo Sebrae e Secretaria de Educação de Londrina. “Temos essa parceria com o Sebrae desde 2016, mas o que acontece é que ela passou por uma reformulação para atender a necessidade específica do pós-pandemia, mas sem deixar de trabalhar todo o comportamento empreendedor nas crianças, porque ele faz toda a diferença para a vida. A gente percebe que nas gerações anteriores, as pessoas ouviam falar em empreendedorismo e pequenos negócios. Hoje, as crianças falam sobre isso desde os seis anos de idade, o que traz uma geração melhor, mais disposta, mais animada e preparada para as coisas da vida”, afirma a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

Para ensinar o pensamento empreendedor para as crianças, o projeto tem duas linhas de trabalho, em que todos têm acesso à experiência pedagógica. Nos próximos três meses, os alunos dos 1º ao 4º ano trabalharão a alimentação saudável e os estudantes do 5º ano se dedicarão à sustentabilidade. “A partir de um tema central, que é o empreendedorismo, os professores têm todas as atividades que podem desenvolver os níveis de leitura, escrita e de conhecimento matemático com os alunos, pois todos os componentes incluem atividades de língua portuguesa, matemática, artes e ciências. O comportamento empreendedor vem diluído nessas diversas  possibilidades”, explicou a gerente do Ensino Fundamental da SME, Adriana Biason.

Para tanto, a Secretaria Municipal de Educação adquiriu novos itens para a merenda escolar. Esses alimentos serão utilizados pelas crianças do 1º ao 4º ano para fazer receitas culinárias, vitaminas, sucos e saladas de frutas, que depois serão utilizadas nas brincadeiras de mercadinho, onde os alunos também poderão usar os novos jogos educativos comprados pela Prefeitura de Londrina, para colocar em prática, por exemplo, as contas matemáticas, raciocínio lógico de marketing.

Já os estudantes do 5º ano vão enfocar o projeto de sustentabilidade a partir da reciclagem de papel. Toda a produção das crianças será exposta e colocada à venda na feira de empreendedorismo que integra o evento da Educação, o Londrina Mais, que acontecerá de 20 a 22 de outubro.

A consultora credenciada do Sebrae, Tatiana Maia, explicou que através da parceria pioneira, a SME e o Sebrae conseguiram colocar a identidade da Secretaria de Educação no material produzido e distribuído pelo Sebrae. “O material vem com uma cara diferente, porque vem no modelo mais alinhado à Secretaria de Educação, com um complemento do Sebrae, com os comportamentos empreendedores. É um projeto piloto, com um novo formato, mas que ainda terá a formação, o acompanhamento com os coordenadores e o término com a avaliação”.

Mudanças no comportamento – Para Maia, trabalhar o empreendedorismo na criança faz muita diferença para o futuro adulto, pois envolve mudança de comportamento e a busca pela realização pessoal, e não apenas a abertura de um novo negócio.

Para isso, a metodologia ensina as crianças a pensarem sobre o que farão elas felizes, quais sonhos vão deixá-las realizadas e quais comportamentos são necessários para chegar lá. “Enquanto Sebrae, nós vemos que os mais velhos não foram estimulados a terem esse comportamento empreendedor. Mas, levando ele para as crianças, nós mudamos um hábito, um costume, um comportamento e eles chegarão mais preparados para o futuro. São mudanças que acontecem na própria casa, são os sonhos alcançados, a resolução de conflitos familiares e temos diversos exemplos. Um deles é de um menino que sonhava em ser youtuber. Ele fez o projetinho dele, gravou os vídeos, mobilizou as crianças para dar um like e para se inscrever no canal dele. Ele foi lá e fez. Então, vemos que são exemplos simples de conquistas que não são materiais, mas sim de transformação interna; o que para mim é uma emoção muito grande”, disse a consultora.

Entre os passos ensinados no projeto estão aplicação prática de comportamentos simples, mas que fazem toda a diferença, como pensar a respeito do sonho, sobre quais são as prioridades, como dividir o sonho maior em metas menores e alcançáveis, como se organizar e planejar as ações que são necessárias, como manter a perseverança nos momentos de dificuldades, como ter comprometimento com as ações, e sobre a responsabilidade própria que cada um precisa ter consigo mesmo, sem colocar o que é de sua responsabilidade para o outro. “São comportamentos que servem para a vida toda e não apenas para abrir um negócio. Se o menino quer ser jogador de futebol, por exemplo, o que ele está fazendo hoje para se tornar um jogador no futuro, está comprometido, está fazendo tudo que é necessário desde já? São essas questões que fazemos eles pensar”, finalizou Maia.

Os trabalhos com as crianças em sala de aula terão início na próxima semana e devem perdurar até novembro deste ano, sendo que parte dos resultados serão apresentados no Londrina Mais, que acontece de 20 a 22 de outubro no Parque Ney Braga. Segundo a coordenadora do projeto pelo Sebrae, Alessandra Almeida, o projeto que hoje chega a 100% dos alunos do 1º ao 5º ano serve de case para outros municípios brasileiros. “A ideia é que lá no futuro, a criança seja protagonista da própria história e que consiga tomar suas decisões com base em uma análise crítica das situações que aparecerem para ela. Aqui, em Londrina, nós realizamos algumas ações diferentes de outros municípios devido à abertura e parceria forte que temos com a Secretaria de Educação, o que torna essa parceria inédita no nosso país, ou seja, nós vemos a importância que a Secretaria de Educação dá para os professores através da sequência pedagógica, que é montada com os conteúdos escolares”, disse a coordenadora do projeto no Sebrae.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: