ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Eliza Mitie Shiozaki recebe o título de Cidadã Benemérita do Paraná
Homenagem foi proposta pelo deputado Dr. Batista e entregue em uma sessão solene realizada em Maringá.
27/06/2022
12:00
JAIME S. MARTINS
Eliza Mitie Shiozaki recebe o título de Cidadã Benemérita do Paraná ©Ivan Amorin
A Assembleia Legislativa do Paraná entregou, na sexta-feira (24), o título de Cidadania Benemérita do Paraná à pedagoga Eliza Mitie Shiozaki. A solenidade, proposta pelo deputado Dr. Batista (União), foi realizada em Maringá e contou a participação de familiares, amigos e autoridades locais.
O proponente da homenagem destacou os motivos que levaram a apresentar a proposta na Assembleia Legislativa do Paraná, que foi aprovada por todos os deputados. “A nossa iniciativa de torná-la a mais nova Cidadã Benemérita do Paraná, foi um orgulho imensurável na nossa trajetória de vida pública. Fatores significativos pesaram nessa decisão: a essência e o exemplo de sua vida familiar, as atividades voluntárias em prol da comunidade dos menos favorecidos e a sua competência, caráter e determinação nos afazeres profissionais, não me deixaram nenhuma dúvida no reconhecimento dessa honraria”, disse Dr. Batista. “Professora Eliza, a comunidade e as autoridades maringaenses, têm muito a lhe agradecer. A senhora serviu Maringá, e não se serviu de Maringá. Por isso, me sinto extremamente honrado de ser o autor de tão significativa homenagem, fazendo com que o Estado do Paraná abra as suas portas para receber essa ilustre cidadã que brilhou em Maringá e agora levará esse brilho a todos os paranaenses”, completou.
Eliza nasceu na cidade de Marialva. Em 1984 se formou no curso de Magistério no Instituto de Educação de Maringá, instituição onde também se especializou em Educação Infantil. Em 1990 concluiu a graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista, onde em 1998 realizou uma especialização em supervisão e administração.
Há quase 20 anos é diretora do Colégio São Francisco Xavier, em Maringá. Local onde leciona há mais de 30 anos. Também atua em projetos comunitários.
Em seu discurso, após receber o título de Cidadã Benemérita, a homenageada agradeceu o apoio de todos citando uma fala do Papa Francisco: “Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida!”. “É com muita satisfação e orgulho que recebo essa homenagem outorgada. Diante dessas ilustres autoridades, da minha família e dos amigos gostaria de agradecer essa homenagem. Esse título me enaltece, pois, um cidadão somente é cidadão a partir das interações sociais e com o meio e com o próximo. Reconheço que só consegui traçar essa caminhada graças a cada pessoa que me acompanhou ao longo dessa jornada. Todos vocês, cada pessoa ou instituição, foram e são imprescindíveis para que eu possa desenvolver um trabalho justo, visando uma cidadania plena”, disse. “Agradeço com imensa satisfação a indicação da homenagem por parte desta Casa, sinto-me lisonjeada pelo reconhecimento ao meu trabalho. Ao ampliar meu olhar, espero continuar contribuindo para a construção de uma sociedade paranaense, que preze pelos valores coletivos e considere as diferenças e as individualidades sem descaracterizá-las. Mais uma vez, agradeço a todos os presentes”, concluiu.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Dólar despenca após anúncio de tarifas de Trump e Ibovespa fecha estável
Leia Mais
WhatsApp deixará de funcionar em celulares antigos a partir de 2025; veja a lista de aparelhos afetados
Leia Mais
Pesquisa Genial/Quaest: Lula lidera cenários de 2º turno em 2026 contra nomes da direita
Leia Mais
Confira seu astral para esta quinta-feira, 3
Municípios