Campo Grande (MS), Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

LONDRINA

Projeto “Arte por toda parte” inicia atividades em Londrina nesta sexta-feira (6)

Atividades vão iniciar pela Escola Municipal Professor José Gasparini, com cerca de 400 alunos; estimativa é ampliar para 4 mil estudantes

05/05/2022

17:20

N.COM

JULIANA GONÇALVES

©REPRODUÇÃO

A partir desta sexta-feira (6), Londrina passa a contar com um polo do premiado projeto “Arte por toda parte”, que busca transformar vidas por meio da arte. Organizado pelo Instituto Patrícia Muniz, o projeto será lançado na Escola Municipal Professor José Gasparini, às 10 horas. Na ocasião, haverá uma festa para os 364 alunos, seus familiares e professores, com brinquedos, pipoca e doces. A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, também vai comparecer. O endereço é Rua Dr Gersávio Mourão Moralez, 228, Conjunto Farid Libos.

Por meio de oficinas inovadoras de desenho, pintura, cerâmica e arte, o projeto tem foco na promoção de saúde, cultura e educação. A ideia é oferecer aos participantes oportunidades de aprendizagem com qualidade de vida, estimulando hábitos alimentares saudáveis e contribuindo para a transformação social e cultural.

A oficina Arte no Prato, que propõe a criação de obras de arte comestíveis com as mais variadas frutas, foi premiada pela UNESCO em 2016 e como o segundo projeto mais inovador de Santa Catarina pela Fundação Oswaldo Cruz.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, o projeto vem para contribuir com os trabalhos já realizados na escola, “além de oportunizar o aluno a despertar a criatividade, expressar os sentimentos e finalizar com uma atividade que envolve arte e saúde, traz o desenvolvimento cognitivo de nossas crianças”.

O “Arte por toda parte” nasceu em Santa Catarina e está presente também na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A iniciativa já impactou mais de 10 mil crianças e adolescentes entre 4 e 16 anos. Em Londrina, o objetivo é atender 4 mil crianças.

“Acompanhar a alegria no desenvolvimento do processo criativo, nas expressões e manifestações de cada criança, com certeza é a melhor parte deste trabalho e faz todo esforço da equipe valer a pena”, relatou Patrícia Muniz, idealizadora e coordenadora do projeto.

A artista plástica londrinense trouxe o projeto para a cidade como a realização de um sonho. “Voltei a morar em Londrina para trazer o projeto à minha cidade natal. Temos a missão de auxiliar todos os participantes a entenderem a capacidade que possuem de mudar a própria história de vida. Nosso objetivo é fazer do Polo Londrina um modelo para todos os outros que irão acontecer no Brasil e no mundo”, contou.

Segundo a diretora da Escola Municipal Professor José Gasparini, Patrícia Ribeiro de Ávila, todas as turmas do P4 ao 5º ano vão participar do projeto. “O lançamento será nessa sexta (6), mas as atividades com os alunos iniciam na próxima quinta-feira (12). Nesses encontros, os alunos terão aulas de arte nos conteúdos de pintura de rela, modelagem em argila e, também, a arte no prato, que envolve criação de mandalas com diversas frutas”, detalhou.

Após um longo período de aulas remotas, os alunos e professores estão empolgados com a oportunidade de participar do “Arte por toda parte”. “Estamos muito ansiosos e felizes por recebermos esse lindo projeto. É uma iniciativa que vai proporcionar para as crianças o ensino da arte, com desenvolvimento da aprendizagem utilizando a criatividade e muita diversão”, complementou a diretora.

A realização do projeto em Londrina é possível, também, pela ação dos patrocinadores que acreditam no projeto, e a Plaenge é uma dessas empresas. “Estamos apoiando o projeto ‘Arte por toda parte’ por acreditar que saúde, educação e cultura podem transformar vidas”, destacou o diretor da Plaenge, Ednelson Ivantes.

Texto: Juliana Gonçalves, com informações da assessoria de imprensa da Plaenge


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: