Campo Grande (MS), Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2025

Economia / Emprego Público

Governo autoriza IBGE a contratar mais de 39 mil temporários para novos censos; veja a distribuição das vagas

Contratações vão reforçar o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025 e o Censo da População em Situação de Rua

18/12/2025

09:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O governo federal autorizou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a contratar 39.108 profissionais temporários para atuar em dois grandes levantamentos nacionais: o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025 e o Censo da População em Situação de Rua.

A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (17), por meio de portaria conjunta dos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Planejamento e Orçamento.

Contratações por tempo determinado

De acordo com a portaria, o IBGE poderá realizar as contratações por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme prevê a legislação que rege esse tipo de vínculo no serviço público federal.

Os profissionais selecionados irão atuar em diversas etapas dos censos, desde a coleta de dados em campo até atividades de supervisão, apoio administrativo, informática e controle de qualidade.

Distribuição das 39.108 vagas

A maior parte das oportunidades é destinada ao cargo de recenseador, responsável pela coleta direta de informações junto à população e aos produtores rurais.

Confira a distribuição completa das vagas autorizadas:

  • Recenseador: 27.330 vagas

  • Analista Censitário: 1.020 vagas

  • Agente Censitário Supervisor: 4.143 vagas

  • Agente Operacional Regional: 1.286 vagas

  • Agente Censitário Regional: 1.286 vagas

  • Agente Censitário Administrativo: 1.432 vagas

  • Agente Censitário de Informática: 1.446 vagas

  • Agente Censitário de Qualidade: 1.165 vagas

Orçamento e custos

As despesas decorrentes das contratações serão custeadas com recursos do orçamento do próprio IBGE, classificadas como “Outras Despesas Correntes”. A execução, no entanto, dependerá de declaração de adequação orçamentária e financeira, conforme exigido pela legislação fiscal.

Seleção e edital

O recrutamento dos profissionais dependerá de aprovação em processo seletivo simplificado, que deverá ter ampla divulgação nacional.

Segundo a portaria:

  • O IBGE terá prazo de até seis meses para publicar o edital de abertura das inscrições;

  • As remunerações serão definidas pelo próprio instituto, de acordo com a legislação vigente e a função exercida.

Assinaturas e vigência

A portaria é assinada por:

  • Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos;

  • Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento.

O ato entrou em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

Histórico recente de contratações no IBGE

O IBGE tem recorrido com frequência à contratação temporária para viabilizar pesquisas de grande porte:

  • 2023: autorização para contratação de 8.141 temporários para pesquisas estatísticas;

  • 2024: oferta de 895 vagas por meio do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU);

  • Atualmente: processo seletivo temporário em andamento com 9.580 vagas para os cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento e Supervisor de Coleta e Qualidade.

Importância dos novos censos

Os levantamentos que serão reforçados com as novas contratações são considerados estratégicos para a formulação de políticas públicas, planejamento econômico e social e direcionamento de investimentos:

  • O Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola fornece dados fundamentais sobre a produção rural, uso da terra, meio ambiente e atividade aquícola;

  • O Censo da População em Situação de Rua busca mapear um dos grupos mais vulneráveis do país, subsidiando ações nas áreas de assistência social, saúde, habitação e direitos humanos.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: