Campo Grande (MS), Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025

Economia / Logística

Suzano supera 5,5 milhões de toneladas de celulose exportadas pelo Porto de Santos após modernização de terminais

Ampliação dos terminais T32 e DP World eleva movimentação em 75% e reforça logística sustentável da companhia

16/12/2025

10:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Um ano após concluir a ampliação e modernização de seus terminais no Porto de Santos (SP), a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global em bioprodutos a partir do eucalipto, atingiu a marca de 5,525 milhões de toneladas de celulose exportadas. O volume representa um crescimento de 75% em relação ao período anterior às obras e reflete, também, o aumento da produção com a entrada em operação da Unidade Ribas do Rio Pardo (MS), em julho de 2024.

Logística eficiente e redução de emissões

Segundo Renan Volpatto, gerente executivo de Logística da Suzano, os resultados evidenciam o compromisso da companhia com eficiência operacional e sustentabilidade.

“Os resultados das nossas operações nos terminais em Santos refletem o comprometimento da Suzano e de toda a equipe envolvida em garantir operações cada vez mais eficientes e sustentáveis. Atualmente, nossa operação logística foi estruturada para que toda a produção destinada ao Porto de Santos seja transportada por ferrovia, representando um avanço importante na estratégia de redução do uso de combustíveis fósseis e das emissões associadas”, afirmou.

Para Patricia Lascosque, superintendente institucional de Logística da Suzano, a combinação entre desempenho operacional e responsabilidade ambiental é um pilar estratégico da empresa.

“Essa aliança entre resultados operacionais e ambientais vem ao encontro de um dos nossos principais direcionadores, que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’”, destacou.

Investimentos somam R$ 443 milhões

Do total de investimentos da companhia em novas tecnologias e modernização logística, R$ 443 milhões foram destinados aos terminais portuários T32 e DP World, ambos no Porto de Santos.

Terminal T32

No T32, as obras incluíram:

  • Ampliação do armazém de 21 mil m² para 28 mil m² de área construída;

  • Modernização completa dos processos operacionais;

  • Implantação de dois pórticos rolantes, com capacidade de 48 toneladas cada;

  • Instalação de quatro novos ramais ferroviários, com 300 metros por linha.

Com os novos equipamentos, o terminal passou a permitir o descarregamento simultâneo de até 44 vagões ferroviários. A operação do T32 ocorre em parceria com a Portocel, desde o início do ano.

Terminal DP World

Já no terminal DP World, construído pela Suzano e operado pela DP World Santos, os investimentos contemplaram:

  • Ampliação do armazém de 36 mil m² para 51 mil m²;

  • Aumento de quase 40% na capacidade estática de armazenamento, que pode chegar a 160 mil toneladas;

  • Elevação da capacidade anual de movimentação de 3,6 milhões para 5 milhões de toneladas;

  • Instalação de duas novas pontes rolantes, com capacidade de 40 toneladas cada.

Reflexos da nova unidade em Mato Grosso do Sul

O desempenho logístico também está diretamente ligado ao aumento da produção com a entrada em operação da Unidade Ribas do Rio Pardo, em Mato Grosso do Sul, considerada uma das maiores fábricas de celulose do mundo. A unidade ampliou significativamente a capacidade produtiva da Suzano e reforçou a importância da infraestrutura ferroviária e portuária para o escoamento da produção destinada ao mercado externo.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota práticas avançadas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos a partir de matéria-prima renovável.

Seus produtos estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, incluindo:

  • Celulose;

  • Itens de higiene pessoal (papel higiênico, guardanapos);

  • Papéis para embalagens, copos e canudos;

  • Papéis para imprimir e escrever.

Entre as marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com mais de 100 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: