Campo Grande (MS), Sexta-feira, 17 de Outubro de 2025

Saúde / Bem-Estar

Chá da casca de melancia ajuda a desintoxicar o organismo e reforçar a imunidade

Especialista explica como a fruta e o chá feito com suas cascas equilibram o intestino e fortalecem as defesas naturais

16/10/2025

13:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Refrescante, saborosa e composta por mais de 90% de água, a melancia é considerada uma das frutas mais completas para hidratação, digestão e fortalecimento imunológico. Rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, a fruta favorece o equilíbrio intestinal e auxilia na desintoxicação natural do organismo. Além do consumo in natura, o chá feito com as cascas e sementes da melancia também vem ganhando destaque por seus efeitos diuréticos, anti-inflamatórios e antioxidantes.

Benefícios e nutrientes da melancia

De acordo com a nutricionista Dayanne Maynard, professora do curso de Nutrição do CEUB (Centro Universitário de Brasília), a melancia tem potencial fitoterápico e nutritivo.

“Mesmo com apenas 0,4 g de fibras a cada 100 g, elas aumentam o volume fecal e estimulam os movimentos intestinais, prevenindo a constipação”, explica.

Entre os principais compostos presentes na fruta estão:

  • Magnésio: favorece a contração muscular intestinal.

  • Potássio: regula o equilíbrio de líquidos no corpo.

  • Vitamina C e carotenoides: fortalecem o sistema imunológico e reduzem inflamações.

A especialista acrescenta que o licopeno — pigmento responsável pela cor avermelhada — tem forte ação antioxidante e protetora do coração, enquanto a citrulina, presente principalmente na casca, melhora a circulação sanguínea e apoia a saúde cardiovascular e sexual.

Chá de casca de melancia: como funciona

Embora o consumo da fruta fresca seja o mais indicado, o chá de melancia preparado com as cascas e sementes fervidas conserva boa parte dos nutrientes e atua como diurético e antioxidante natural.

“O calor altera parte dos compostos, mas o chá mantém propriedades benéficas, especialmente por conter flavonoides e compostos fenólicos, que combatem radicais livres e fortalecem o sistema imunológico”, ressalta Dayanne.

Como preparar e consumir

O chá pode ser ingerido de três a quatro vezes por semana, em doses de 200 a 400 ml por dia.
A nutricionista alerta que o consumo diário e prolongado não é recomendado, pois pode levar à perda de sais minerais — especialmente em pessoas com pressão baixa ou problemas renais. Gestantes e lactantes também devem evitar o uso contínuo.

Dicas para potencializar o sabor e os efeitos

A infusão pode ser combinada com ingredientes naturais que reforçam suas propriedades:

  • Hortelã: melhora a digestão e refresca.

  • Gengibre: potencializa a ação anti-inflamatória.

  • Canela: ajuda a equilibrar o metabolismo.

  • Raspas de limão: aumentam o efeito antioxidante.

“Os resultados são mais significativos quando o chá é aliado a uma alimentação rica em fibras, boa hidratação e consumo de alimentos prebióticos e probióticos, como aveia, iogurte e banana”, conclui Dayanne Maynard.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: