Campo Grande (MS), Domingo, 28 de Setembro de 2025

Política / Câmara Federal

Mal-estar entre Câmara e Senado paralisa negociações do PL da Dosimetria

Relator Paulinho da Força recua em pressão sobre IR; Motta nega crise institucional após Senado barrar PEC da Blindagem

25/09/2025

18:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

As articulações em torno do Projeto de Lei da Dosimetria — antiga versão do PL da Anistia — sofreram um freio nesta semana após o desgaste provocado pela rejeição da PEC da Blindagem no Senado. O relator do texto, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), informou que só deve apresentar um rascunho do parecer quando o clima entre as duas Casas legislativas “arrefecer”.

Impasse político

Após uma série de reuniões com partidos governistas e da oposição, Paulinho avaliou que o ambiente está contaminado pelo mal-estar entre Câmara e Senado. O encontro que havia sido articulado com o presidente da Casa Alta, Davi Alcolumbre (União-AP), para a noite de quarta-feira (24), acabou cancelado e ainda não tem nova data definida.

De volta a São Paulo, o relator só deve retomar as negociações na semana que vem.

Discurso sobre Imposto de Renda

Paulinho também mudou o tom em relação ao projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda (IR) até R$ 5 mil. Na quarta-feira (24), após reunião com parlamentares do PT, ele havia afirmado que a votação do IR ficaria prejudicada caso o PL da Dosimetria não fosse apreciado.

No entanto, nesta quinta (25), recuou:

“Isso não existe.”

Câmara e Senado

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), negou que haja crise com o Senado após o arquivamento da PEC da Blindagem, aprovada anteriormente pela Câmara.

“A Câmara cumpriu o seu papel, aprovou a PEC, o Senado entendeu que não deveria seguir. Nós temos um sistema bicameral, cabe a nós respeitar a posição do Senado. Não há sentimento de traição. É natural que nem sempre as Casas concordem em 100% das matérias.”

Motta afirmou ainda ter se encontrado com Alcolumbre em jantar na residência do ministro Roberto Barroso, mas sem tratar da PEC.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: