Campo Grande (MS), Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025

Política / Câmara Federal

Líder do Republicanos denuncia Marcos Pollon por ataque a Hugo Motta e pede punição no Conselho de Ética

Deputado Gilberto Abramo acusa bolsonarista de quebra de decoro; processo pode levar à cassação do mandato

16/08/2025

10:00

DA REDAÇÃO

Gilberto Abramo (no meio), entre os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e nacional do Republicanos, Marcos Pereira (Foto: Arquivo)

O deputado federal Gilberto Abramo (Republicanos-MG), líder da bancada do Republicanos na Câmara, protocolou uma representação contra o deputado Marcos Pollon (PL-MS) por quebra de decoro parlamentar. A denúncia, apresentada à Corregedoria da Câmara dos Deputados, foi motivada por ataques de Pollon ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), durante a manifestação Reaja Brasil, realizada em defesa de Jair Bolsonaro (PL) e contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Acusações contra Pollon

Na representação, Abramo afirma que Pollon utilizou “expressões ofensivas e depreciativas” contra o presidente da Câmara, chegando a ironizar sua estatura:

“Chamou Motta de ‘baixinho de um metro e sessenta’ e disse que não tinha medo dele.”

Segundo o líder do Republicanos, a conduta do parlamentar sul-mato-grossense ultrapassa o direito à liberdade de expressão e configura abuso de prerrogativas:

“A ofensa não se restringe ao plano pessoal, mas atinge a dignidade do cargo e a representação popular. A conduta destemperada e agressiva enfraquece o ambiente democrático e respeitoso que deve reger o trabalho legislativo”, afirmou Abramo.

Se o processo avançar no Conselho de Ética, Pollon pode ser punido com suspensão de até seis meses ou até mesmo com a cassação do mandato.

Conflito político e desgaste

O episódio reforça o clima de tensão entre bolsonaristas e o comando da Câmara. A denúncia partiu do líder do Republicanos, partido de Hugo Motta, o que sinaliza que o presidente da Casa está disposto a reagir às ofensas e buscar uma punição exemplar para restaurar sua autoridade, abalada após o motim de deputados aliados a Bolsonaro.

Além dessa denúncia, Pollon já responde a outra representação apresentada por líderes governistas, entre eles Lindeberg Farias (PT) e Pedro Campos (PSD), por não ter cumprido o acordo de desocupar a cadeira da Presidência da Câmara durante a recente obstrução dos trabalhos legislativos.

Próximos passos

O processo contra Pollon deve ser analisado inicialmente pela Corregedoria da Câmara, que dará um parecer sobre a admissibilidade da denúncia. Caso seja aceita, será instaurado procedimento no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, onde o deputado poderá apresentar defesa.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: