Política / Justiça
Meta confirma ao STF que suspendeu perfis de Carla Zambelli após ordem de Alexandre de Moraes
Deputada está nos EUA e diz que vai para a Itália; Moraes determinou prisão e inclusão na lista da Interpol
04/06/2025
23:15
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
A empresa Meta, responsável pelas plataformas Facebook, Instagram e Threads, informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que cumpriu a ordem do ministro Alexandre de Moraes para suspender os perfis da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A empresa destacou que a determinação foi "devidamente processada" e que todo o conteúdo das contas foi preservado para fins judiciais.
A suspensão das redes integra um conjunto de medidas tomadas por Alexandre de Moraes após a solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que também pediu a prisão preventiva da parlamentar, acusada de fugir do país para evitar o cumprimento de sua condenação pelo STF.
Zambelli foi condenada pelo Supremo a 10 anos de prisão por ser considerada autora intelectual da invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023. A ação criminosa resultou na emissão de um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. O hacker Walter Delgatti Neto confirmou ter executado o crime sob ordens da parlamentar.
Além da pena de prisão, a deputada também foi condenada ao pagamento de R$ 2 milhões em danos coletivos. O processo está atualmente em fase de recurso.
Na última quarta-feira (4), a deputada afirmou, em entrevista a uma rádio de São Paulo, que deixou o Brasil por motivos de tratamento de saúde e que irá requerer licença do mandato. Ela confirmou estar nos Estados Unidos e disse que pretende viajar para a Itália, país do qual possui cidadania.
Após a confirmação da fuga, o advogado Daniel Bialski renunciou à defesa de Zambelli. Com isso, Moraes determinou que a Defensoria Pública da União (DPU) assuma a representação da parlamentar nos processos em curso no STF.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Líder do PL acusa Moraes de abuso de poder após anulação de votação sobre Zambelli
Leia Mais
PF indica deputado Gustavo Gayer por suposto desvio de cota parlamentar e falsificação de documentos
Leia Mais
Câmara aprova regras que beneficiam Marcola, Beira-Mar e André do Rap ao afrouxar regime de progressão de pena
Leia Mais
Moraes anula decisão da Câmara, determina cassação imediata de Carla Zambelli e manda dar posse ao suplente em 48 horas
Municípios