Campo Grande (MS), Sexta-feira, 09 de Maio de 2025

Saúde Pública

Brasil registra uma internação por acidente de trânsito a cada dois minutos no SUS

Estudo revela impacto bilionário para a saúde pública e reforça debate sobre criação de seguro obrigatório para vítimas

09/05/2025

11:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Em 2024, os acidentes de trânsito no Brasil resultaram em 227.656 internações hospitalares no Sistema Único de Saúde (SUS) — o que representa uma vítima internada a cada dois minutos. Os dados são de uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) e pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abremed), no contexto da campanha Maio Amarelo, que neste ano adota o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”.

O estudo aponta ainda um custo alarmante para os cofres públicos: as internações geraram despesas de R$ 3,8 bilhões ao SUS em apenas um ano.

Motociclistas lideram as estatísticas de vítimas

As principais vítimas dos acidentes são os motociclistas (60%), seguidos por pedestres (16%), ocupantes de automóveis (7%) e ciclistas (7%). A dimensão financeira desses sinistros revela o peso na saúde pública e na infraestrutura nacional. Segundo o estudo, com os recursos gastos pelo SUS em 2024 seria possível:

  • Construir de 32 a 64 hospitais de médio porte

  • Implantar até 35 mil quilômetros de ciclovias urbanas

  • Duplicar aproximadamente 505 quilômetros de rodovias federais

  • Adquirir mais de 15 mil ambulâncias básicas

  • Habilitar quase 13 mil novos leitos de UTI

Falta de seguro obrigatório agrava situação das vítimas

Embora o Brasil esteja entre os três países com maior número de mortes no trânsito no mundo, ainda não possui um seguro obrigatório nacional que ampare vítimas de acidentes ou seus familiares. Em países como Peru, Equador, Colômbia e Venezuela, o SOAT (Seguro Obrigatório de Acidentes de Trânsito) cobre despesas médicas e hospitalares, independentemente de culpa.

Para o presidente do CDVT (Centro de Defesa das Vítimas de Trânsito), Lucio Almeida, o cenário exige atenção urgente do poder público:

“Muitas vítimas enfrentam meses de recuperação, sem renda e com altos custos para seguir com o tratamento. É necessário um mecanismo permanente de amparo, como um seguro obrigatório.”

Almeida destaca que a campanha Maio Amarelo tem papel fundamental na conscientização, mas cobra ações concretas e políticas públicas efetivas para garantir assistência social e econômica às vítimas.

“Seja motorista, passageiro ou pedestre, todos têm direito a um respaldo digno em caso de acidente. É urgente que a classe política do nosso país trate desse assunto com a seriedade que merece”, conclui.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: