Campo Grande (MS), Quinta-feira, 01 de Maio de 2025

Política / Justiça

Bolsonaro pode ser beneficiado com possível suspensão de ação penal contra Ramagem na Câmara

PL quer travar processo no STF com base na Constituição; se acolhida, medida pode atingir também o ex-presidente, que é réu no mesmo caso

01/05/2025

10:15

NAOM

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

A análise pela Câmara dos Deputados de um pedido para sustar a ação penal contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), acusado de envolvimento na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, pode beneficiar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ambos são réus no mesmo processo, em tramitação na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido foi protocolado pelo PL, partido de Bolsonaro, e tem como base o artigo 53 da Constituição Federal, que permite à Câmara sustar o andamento de ações penais contra parlamentares em exercício.

A conexão entre os réus e a possível suspensão

Em 26 de março, o STF aceitou denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra Ramagem e Bolsonaro, que passaram a ser processados em conjunto. Ambos são acusados de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Somadas, as penas podem ultrapassar 43 anos de prisão.

Segundo o PL, os crimes atribuídos a Ramagem teriam ocorrido após sua diplomação como deputado, em 19 de dezembro de 2022, e se estenderiam até os atos de 8 de janeiro de 2023. Por isso, a legenda argumenta que a ação penal deve ser suspensa enquanto ele exercer o mandato parlamentar.

Relator defende suspensão total do processo

O relator do pedido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), alinhado ao bolsonarismo, defendeu nesta quarta-feira (30) a suspensão integral do processo, incluindo Bolsonaro.

“Não resta alternativa a esta Casa que não o sobrestamento da ação penal em sua integralidade”, afirmou Gaspar, que também alegou risco de "instrumentalização política" do Judiciário para constranger parlamentares.

Após a leitura do relatório, um pedido de vista coletivo feito por deputados da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou a votação, que deve ocorrer na próxima semana.

STF reage: processo não pode ser sustado por completo

Em resposta à movimentação na Câmara, o ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF, enviou um ofício à Câmara dos Deputados informando que o processo não pode ser suspenso em sua totalidade, uma vez que envolve réus que não são parlamentares, como é o caso de Bolsonaro.

Para que a ação seja de fato suspensa, a proposta precisa ser aprovada por pelo menos 34 deputados na CCJ e depois por 257 votos em plenário.

O papel de Ramagem no esquema, segundo a PGR

A denúncia apresentada pela PGR afirma que, enquanto era diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ramagem atuou como um dos articuladores do plano golpista, utilizando a máquina pública para atacar as urnas eletrônicas, desacreditar instituições e influenciar Bolsonaro a confrontar o STF. Ele deixou o cargo em março de 2022 para se candidatar a deputado federal.

Segundo a Polícia Federal, mensagens trocadas com o ex-presidente indicam que Ramagem foi um dos principais conselheiros políticos de Bolsonaro na reta final do mandato. A defesa de Ramagem, por sua vez, nega qualquer participação nos atos e afirma que os indícios são “tímidos”.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: