Campo Grande (MS), Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

Política / Justiça

Justiça condena deputado Nikolas Ferreira por discurso transfóbico na Câmara

Parlamentar terá de pagar R$ 200 mil por danos morais após fala considerada discurso de ódio contra pessoas trans

29/04/2025

21:15

NAOM

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Justiça do Distrito Federal condenou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ao pagamento de R$ 200 mil em danos morais coletivos, por conta de um discurso considerado transfóbico, feito no plenário da Câmara dos Deputados em 8 de março de 2023, durante o Dia Internacional da Mulher.

A decisão foi proferida pela juíza Priscila Faria da Silva, da 12ª Vara Cível de Brasília, em uma ação movida por associações representativas da comunidade LGBTQIA+. A magistrada entendeu que o conteúdo da fala ultrapassou os limites da liberdade de expressão, configurando discurso de ódio.

“Os dizeres proferidos pelo réu desbordam dos limites do direito à livre manifestação do pensamento e constituem verdadeiro discurso de ódio, na medida em que descredibilizam a identidade de gênero assumida pela população transexual e insuflam a sociedade a fazer o mesmo”, escreveu a juíza na sentença.

Durante o pronunciamento, o deputado utilizou uma peruca loira e declarou “se sentir mulher”, afirmando ainda que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”, em uma crítica à inclusão de pessoas trans em espaços femininos.

Esfera criminal arquivada

No ano passado, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou notícias-crime contra Nikolas Ferreira relacionadas ao mesmo episódio. Na ocasião, Mendonça entendeu que o parlamentar está protegido pela imunidade parlamentar, prevista na Constituição Federal, e que eventuais responsabilizações caberiam à Câmara dos Deputados, por possível quebra de decoro.

Recurso e manifestação

A decisão atual foi proferida na esfera cível, e ainda cabe recurso. A Agência Brasil informou que entrou em contato com a assessoria do deputado, que ainda não se manifestou oficialmente até o momento da publicação. O espaço segue aberto para posicionamento.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: