Campo Grande (MS), Quinta-feira, 24 de Abril de 2025

Política / Câmara Federal

Hugo Motta articula adiamento da anistia e isola PL de Bolsonaro na Câmara

Presidente da Casa recebe apoio de líderes partidários para barrar votação imediata e evitar conflito com STF

24/04/2025

15:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), articulou nesta semana o adiamento da votação da proposta de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, isolando o PL de Jair Bolsonaro na defesa da tramitação urgente do texto.

A estratégia, consolidada em reunião com líderes de 14 partidos na noite de quarta-feira (23), visa esvaziar a pressão bolsonarista e frear a tentativa de tratar o tema como prioridade no plenário. A decisão final sobre a pauta será debatida nesta quinta-feira (24) durante encontro do colégio de líderes da Câmara, considerado decisivo pelo PL.

Resistência e recuos estratégicos

Enquanto o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), ameaçou romper com Motta e travar a liberação de emendas parlamentares caso o requerimento de urgência para a anistia não seja votado, o presidente da Câmara reunia aliados para alinhar o discurso de que o texto precisa ser “aperfeiçoado”.

“Não há ambiente para votar uma anistia ampla. O texto atual precisa ser modulado”, afirmou um dos parlamentares aliados de Motta.

A proposta em vigor é um parecer do deputado Rodrigo Valadares (União Brasil-SE), que defende anistiar todos os crimes cometidos por motivação política desde o segundo turno de 2022, abrangendo inclusive organizadores, financiadores e participantes dos atos golpistas.

Lula e centro político em sintonia

No mesmo dia, Hugo Motta promoveu um jantar com o presidente Lula (PT) e líderes partidários, reforçando a articulação do governo com o centrão para conter avanços do bolsonarismo no Legislativo. Nos bastidores, a movimentação também serve para evitar confrontos com o Supremo Tribunal Federal (STF), que tem julgado os envolvidos nos ataques ao Palácio do Planalto, Congresso e STF.

Motta já havia sugerido que Bolsonaro apresentasse uma versão enxuta da proposta, que modulasse penas consideradas excessivas, mas mantevesse punições para crimes como depredação de patrimônio público. No entanto, até agora, nenhum novo texto foi protocolado.

STF e pressão por dosimetria mais branda

Enquanto o Congresso tenta construir um consenso, integrantes do STF discutem internamente a possibilidade de revisar penas ou ampliar o uso de prisão domiciliar para condenados, o que poderia reduzir a demanda por uma anistia ampla.

A expectativa de Motta e seus aliados é de que o Supremo avance nessas medidas, aliviando a pressão política e evitando uma votação que possa provocar choques institucionais.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: