Campo Grande (MS), Quinta-feira, 03 de Abril de 2025

Política / Justiça

MPF é acionado para investigar Alexandre de Moraes por uso de avião da FAB

Advogado alega possível improbidade administrativa após ministro viajar para SP antes de jogo de futebol

02/04/2025

15:30

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

O advogado Enio Martins Murad protocolou nesta quarta-feira (2) uma representação no Ministério Público Federal (MPF) pedindo a abertura de inquérito contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por suposto uso indevido de aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo o documento, obtido com exclusividade pela coluna GENTE, Moraes teria utilizado um avião da FAB para se deslocar de Brasília para São Paulo no dia 26 de março, um dia antes da semifinal entre Corinthians e Palmeiras, pelo Campeonato Paulista — o que levantou suspeitas sobre o real motivo da viagem.

Possível Improbidade Administrativa

Na representação, Murad solicita que o MPF apure se houve violação aos princípios da administração pública, como legalidade, moralidade e impessoalidade. Ele afirma que a viagem não apresentou justificativa oficial para atender a interesse público relevante, o que é exigido para o uso de recursos públicos como transporte aéreo da FAB.

“O uso do avião da FAB pelo ministro precisa estar vinculado a compromissos institucionais claros. Caso contrário, trata-se de um gasto público sem base legal ou moral”, sustenta o advogado.

Penalidades em caso de irregularidade

Se for comprovado que o ministro usou a aeronave para fins particulares, o ato pode configurar improbidade administrativa, com possíveis punições como:

  • Afastamento do cargo público

  • Multa

  • Obrigação de ressarcimento aos cofres públicos

  • Sanções relacionadas ao uso indevido de aparato de segurança

A denúncia também pede que sejam avaliadas despesas com segurança pessoal e outros custos decorrentes da viagem.

O que diz o STF?

Até o momento, o Supremo Tribunal Federal não se manifestou oficialmente sobre o caso. Alexandre de Moraes também não apresentou explicações públicas sobre o motivo da viagem ou agenda oficial em São Paulo no período citado.

Registro divulgado nas redes sociais dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Flavio Dino assistindo ao jogo do Corinthians ©REPRODUÇÃO/X

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: