Campo Grande (MS), Sábado, 19 de Abril de 2025

Saúde / Consumo

Anvisa interdita venda de pasta de dente Colgate Clean Mint após relatos de reações adversas

Agência recebeu notificações de sintomas como inchaço, ardência e vermelhidão; empresa pode recorrer da decisão

27/03/2025

15:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar da venda da pasta de dente Colgate Clean Mint, após receber 13 notificações de “eventos adversos” entre 1º de janeiro e 19 de março de 2025. A suspensão tem prazo inicial de 90 dias, conforme prevê a legislação, e durante esse período a empresa poderá apresentar recurso.

Segundo a Anvisa, os consumidores relataram sintomas como:

  • Inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral

  • Sensação de ardência e dormência na boca

  • Boca seca, gengiva irritada e vermelhidão

A medida foi tomada para proteger a saúde dos consumidores até que os fatores causadores das reações sejam devidamente investigados.

Alteração na fórmula da Colgate

A interdição ocorre meses após uma mudança na fórmula da linha Colgate Total 12, que substituiu o fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho em julho de 2024. A empresa afirma que o novo ingrediente é seguro e amplamente utilizado em cremes dentais no mundo todo.

A nova fórmula é resultado de mais de uma década de pesquisa e testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil”, afirmou a Colgate em nota oficial.

Apesar da defesa da empresa quanto à segurança da nova composição, a Colgate reconhece que “uma pequena minoria das pessoas pode apresentar sensibilidade a certos ingredientes, como o fluoreto de estanho, corantes ou sabores”.

Nesses casos, a empresa orienta que o uso do produto seja interrompido imediatamente, o que, segundo ela, faz cessar os sintomas relatados.

Próximos passos

A Colgate poderá apresentar defesa à Anvisa durante o período de interdição. Enquanto isso, a comercialização da pasta Colgate Clean Mint permanece suspensa em todo o território nacional. A agência segue monitorando os casos e poderá determinar ações adicionais conforme os resultados das investigações.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: