Campo Grande (MS), Sexta-feira, 18 de Abril de 2025

POLÍTICA

Câmara votará mudanças na Lei Maria da Penha e projetos sobre crimes ambientais, saúde e orçamento

Proposta inclui aproximação consensual como descumprimento de medida protetiva; outras pautas envolvem saúde e gestão de recursos públicos

16/03/2025

08:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Câmara dos Deputados deve votar, na próxima terça-feira (19), uma série de projetos de lei que abordam violência contra a mulher, crimes ambientais, investimentos em saúde e orçamento público.

🚨 Lei Maria da Penha e medidas protetivas

O Projeto de Lei 6020/23, de autoria da deputada Dra. Alessandra Haber (MDB-PA), propõe que a aproximação voluntária do agressor, mesmo com o consentimento da vítima, seja considerada descumprimento de medida judicial. O texto recebeu parecer preliminar da deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), que ampliou a punição para casos em que o agressor se aproxima da residência ou local de trabalho da vítima.

Atualmente, a Lei Maria da Penha prevê pena de 2 a 5 anos de reclusão para quem descumpre medidas protetivas determinadas pela Justiça.

🔥 Crimes ambientais e restrição a contratos públicos

Outro projeto em pauta é o PL 3339/24, do deputado Gervásio Maia (PSB-PB), que propõe aumento de penas para crimes ambientais. O texto também prevê a proibição, por cinco anos, de contratos com o poder público para quem for condenado por incêndios em florestas e vegetação.

A proposta tem como base o PL 4000/24, do Poder Executivo, e inclui agravantes para crimes que dificultem a prestação de serviços públicos, como queimadas que afetem o trânsito ou aeroportos.

🏥 Estratégia Nacional de Saúde e incentivo à indústria médica

O PL 2583/20, do deputado Doutor Luizinho (PP-RJ), institui a Estratégia Nacional de Saúde para estimular parcerias com empresas do setor médico-hospitalar. As chamadas Empresas Estratégicas de Saúde (EES) terão preferência em compras públicas, desde que seus preços não ultrapassem em 20% o valor da proposta vencedora da licitação.

💰 Restos a pagar e orçamento público

O PLP 22/25, do Senado, revalida dotações orçamentárias canceladas vinculadas aos chamados restos a pagar não processados, permitindo que sejam liquidados até o final de 2026. O deputado Danilo Forte (União-CE) propôs uma alteração para que a regra se aplique apenas aos restos a pagar de 2019 a 2022, excluindo períodos mais recentes.

🏥 Flexibilização de gastos com saúde

Caso seja aprovado o regime de urgência, os deputados também poderão votar o PLP 58/25, do deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE). A proposta permite que estados e municípios utilizem recursos antes destinados à Covid-19 para outras áreas da saúde até 31 de dezembro de 2025.

A medida flexibiliza ainda o uso de repasses do Fundo Nacional de Saúde, permitindo que os gestores do SUS remanejem os valores sem precisar seguir a destinação original, para repasses feitos até o final de 2023.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: