PLATAFORMA DIGITAL
Nova caixa postal digital do Gov.br: como vai funcionar?
Ferramenta garantirá comunicação direta, segura e personalizada entre governo e cidadãos
05/02/2025
10:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Os usuários do Gov.br, plataforma digital do governo federal, terão em breve uma caixa postal individual para receber comunicados oficiais diretamente dos órgãos públicos federais. A novidade, desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), será gratuita e acessível automaticamente a todos os cidadãos cadastrados na plataforma.
O Gov.br já conta com 164 milhões de usuários e oferece acesso a mais de 4,5 mil serviços digitais. A nova ferramenta tem como objetivo facilitar a comunicação entre governo e cidadãos, garantindo mais segurança e personalização nas mensagens recebidas.
A nova caixa postal permitirá que cada usuário receba notificações específicas, de acordo com seu perfil e momento de vida. Segundo o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, a proposta é tornar a experiência digital mais próxima e eficiente.
"Quando falamos de governo digital, queremos que o cidadão sinta que tem um governo só para ele. A comunicação será personalizada, trazendo informações realmente relevantes para cada pessoa."
Além disso, a ferramenta funcionará como um canal oficial e seguro, evitando fraudes e garantindo que os cidadãos recebam mensagens autênticas. Como as contas do Gov.br exigem autenticação por biometria facial (CNH), internet banking ou bancos credenciados, o sistema também impede que fraudadores tenham acesso a informações sigilosas.
A nova funcionalidade será disponibilizada apenas para usuários dos níveis prata e ouro da plataforma Gov.br. Atualmente, 94,8 milhões de cidadãos possuem essas classificações de segurança.
O acesso será feito pelo aplicativo e pelo site Gov.br. O MGI recomenda que os cidadãos baixem o aplicativo e ativem as notificações no smartphone ou tablet para serem avisados sempre que receberem uma nova mensagem.
Entre os serviços que poderão ser comunicados pela nova caixa postal digital, estão:
A estreia da ferramenta ocorrerá com a convocação individualizada dos aprovados do bloco temático 8 (nível médio) do CPNU, além da chamada para os cursos de formação dos aprovados em nove cargos de nível superior.
Mesmo com a novidade, o governo manterá as comunicações pelos canais tradicionais, como o Diário Oficial da União (DOU) e a área do candidato no site do certame.
O MGI reforça que a nova ferramenta não substituirá os canais tradicionais de comunicação, mas servirá como um meio mais seguro e direto para que o cidadão possa receber informações confiáveis.
"A ideia não é limitar, mas oferecer um canal seguro e personalizado. Conforme o sistema for automatizado, os usuários poderão confirmar rapidamente a veracidade das informações recebidas", explicou Rogério Mascarenhas.
Com a implementação da caixa postal digital, o Gov.br reforça seu papel como um dos principais canais de relacionamento entre cidadãos e serviços públicos, garantindo transparência, acessibilidade e segurança na comunicação governamental.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula chega a Roma para funeral do papa Francisco neste sábado (26)
Leia Mais
Lula lidera comitiva com autoridades dos Três Poderes para funeral do papa Francisco em Roma
Leia Mais
Boom empreendedor em MS: criação de novas empresas reforça o papel da gestão empresarial no sucesso dos negócios
Leia Mais
Fernando Collor permanece preso em Maceió até STF definir onde cumprirá pena
Municípios