POLÍTICA
"Sou Amigo Dos Dois", Diz Lula sobre novos presidentes do Legislativo
Presidente reforça compromisso com o diálogo e acordo Institucional
03/02/2025
12:25
DA REDAÇÃO
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Nesta segunda-feira (03), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se no Palácio do Planalto com os novos presidentes das casas legislativas – Hugo Motta (Câmara dos Deputados, Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (Senado Federal e Congresso Nacional, União Brasil-AP) – eleitos neste fim de semana (1°) para um mandato de dois anos. Em sua declaração, Lula enfatizou a relação amistosa com os dois líderes e garantiu que “não terão problema na relação política” com o Poder Executivo.
Diálogo e respeito às diferenças
Durante o encontro, o presidente destacou o compromisso democrático dos novos presidentes e a importância de manter um diálogo aberto e construtivo entre os Poderes. “Eu sou amigo dos dois, tenho conhecimento do compromisso democrático que os dois têm e eu quero dizer para eles que eles não terão problema na relação política com o Poder Executivo”, afirmou Lula. Ele também garantiu que o governo encaminhará apenas projetos “de interesse vital para o povo brasileiro” – sem pautas de interesse pessoal ou partidário –, sempre ouvindo a liderança dos partidos antes de enviar qualquer proposta ao Legislativo.
Para o presidente, as questões partidárias e ideológicas que dividiram os candidatos durante as eleições ficam secundarizadas, reforçando o compromisso com uma convivência harmoniosa e o fortalecimento da democracia. “A normalidade de um país é a convivência tranquila e pacífica entre os poderes. O Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário, cada um sabendo a tarefa que tem”, concluiu.
Planos e prioridades Do Governo
Após o encontro, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou que o governo apresentará aos parlamentares, na próxima semana, os projetos prioritários para os próximos dois anos. Entre as prioridades destacadas estão propostas para estimular o micro e pequeno empreendedor, a isenção de Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, iniciativas na área da educação – como o novo plano nacional de educação –, ações de enfrentamento às mudanças climáticas e projetos para combater crimes digitais.
Reação no Senado e na Câmara
No Senado, o presidente Davi Alcolumbre, eleito com 73 dos 81 votos dos senadores, enfatizou a importância de um Poder Legislativo forte e equilibrado que responda às demandas da sociedade. “A gente não tem tempo de criar crise onde não existe, porque o nosso tempo tem que ser aproveitado integralmente para entregar para as pessoas”, declarou Alcolumbre, destacando que o encontro com Lula é um gesto de maturidade institucional e de compromisso com a eficiência legislativa.
Já na Câmara dos Deputados, o novo presidente Hugo Motta – o mais jovem a assumir o cargo desde a redemocratização, com 444 votos dos 513 deputados – afirmou que estará à disposição para construir uma pauta positiva para o país. “Essa harmonia, penso eu, que é o que o Brasil precisa. Que nós tenhamos a capacidade de tratarmos as pautas que serão enviadas pelo Executivo, assim como as propostas dos parlamentares, sempre buscando termos uma agenda produtiva e um diálogo constante entre os poderes”, ressaltou Motta.
Nesta segunda-feira (03), têm início os trabalhos legislativos, com a sessão do Congresso Nacional já convocada para as 16h. Entre as primeiras missões dos parlamentares está a definição dos presidentes e dos vices das comissões temáticas permanentes, reforçando a dinâmica e o comprometimento dos novos líderes com o avanço das pautas de interesse nacional.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump declara que os EUA vão ‘assumir’ a Faixa de Gaza em encontro com Netanyahu
Leia Mais
Dólar fecha em queda pela 12ª sessão consecutiva e bate R$ 5,77
Leia Mais
Merenda escolar poderá ter no máximo 15% de alimentos ultraprocessados
Leia Mais
Mega-Sena, concurso 2.824: Resultado do sorteio desta terça-feira, 4
Municípios