Campo Grande (MS), Domingo, 20 de Abril de 2025

JUSTIÇA

Réu se esconde embaixo de mesa durante audiência virtual em tentativa de enganar juiz

Advogado e cliente são flagrados na mesma sala em sessão trabalhista; juiz suspende audiência e vai comunicar o caso à OAB

25/10/2024

22:55

NAOM

DA REDAÇÃO

© Reprodução / X

Um caso inusitado marcou uma audiência virtual na 18ª Vara do Trabalho de Curitiba, nesta quinta-feira (24). Durante a sessão, o réu de um processo trabalhista tentou se esconder debaixo de uma mesa para não ser identificado pelo juiz como estando na mesma sala que seu advogado. O episódio foi registrado em vídeo pela câmera do próprio réu.

Tentativa de ludibriar o juiz

O juiz Thiago Mira de Assumpção Rosado, que conduzia a audiência, desconfiou pelas imagens que o réu, identificado como Ricardo, estava na mesma sala que o advogado Robison de Almeida Albuquerque Maranhão. Para garantir a transparência do processo, o magistrado solicitou ao advogado que mostrasse o ambiente em vídeo. Inicialmente, o defensor não exibiu todo o espaço, o que aumentou as suspeitas.

Ao perceber o movimento suspeito, o juiz insistiu para que o advogado girasse a câmera, momento em que Ricardo tentou se esconder debaixo da mesa. A cena surpreendente levou o magistrado a questionar diretamente o advogado:

  • "O Ricardo estava na mesma sala que o senhor?", perguntou o juiz.
  • "Não, ele está na sala de baixo", respondeu Robison.
  • "Por que que o Ricardo entrou debaixo da mesa, doutor? Poxa, vocês estão de brincadeira com o juiz aqui. Só pode ser piada mesmo. Doutor, eu vou oficiar a OAB, é uma palhaçada e uma falta de respeito", afirmou o magistrado.

Violação do procedimento legal

De acordo com o artigo 385 do Código de Processo Civil (CPC), as partes envolvidas em um processo devem prestar depoimentos separadamente, sem interferências, para garantir a lisura das oitivas. O réu não poderia estar na mesma sala que seu advogado durante o depoimento da outra parte, para evitar influência indevida. A tentativa de enganar o juiz foi considerada uma grave violação dos dispositivos legais.

Em nota, o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9) afirmou que a atitude do réu e do advogado "contraria os dispositivos legais", configurando uma tentativa de ludibriar a Justiça. A audiência foi suspensa e o juiz determinou que os depoimentos das testemunhas ocorram de forma presencial, em data a ser definida.

Defesa do advogado

O advogado Robison Maranhão, ao ser procurado pelo Estadão, alegou que o magistrado já sabia que ele e o cliente estavam no mesmo local desde o início da audiência e que não houve uma advertência específica para separação durante a oitiva:

  • "No início do processo, não foi feita a advertência para oitiva das partes em separado. Então, a situação foi bizarra. Deve acontecer sempre sem ser visto ou observado", afirmou Maranhão.

Consequências do caso

O TRT informou que o juiz vai comunicar formalmente o caso à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), solicitando a apuração da conduta do advogado. O Tribunal destacou que o advogado e o réu tentaram ludibriar o magistrado e, consequentemente, o sistema de Justiça. A medida busca preservar a integridade do processo e garantir a aplicação correta das normas processuais.

Detalhes do processo

O processo trabalhista envolve uma mulher que busca o reconhecimento de vínculo empregatício e a diferença de comissão devida por parte de Ricardo, o réu. A audiência suspensa será reagendada para garantir um julgamento imparcial e transparente.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: