Campo Grande (MS), Segunda-feira, 21 de Abril de 2025

Trabalho escravo

176 empregadores são incluídos na ‘Lista Suja’ do trabalho escravo

Denúncias incluem condições análogas à escravidão em setores como produção de carvão vegetal, trabalho doméstico e criação de bovinos

08/10/2024

08:00

NAOM

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou nesta segunda-feira (07) a nova atualização da "Lista Suja" do trabalho escravo, que incluiu 176 empregadores por submeterem trabalhadores a condições análogas à escravidão. Paralelamente, 85 empregadores foram retirados do documento após completarem dois anos de permanência na lista, conforme as regras estabelecidas pelo governo.

Setores com maior número de denúncias

A produção de carvão vegetal lidera as denúncias, com 22 empregadores incluídos na lista por práticas de trabalho em condições degradantes. O trabalho doméstico aparece em segundo lugar, com 20 empregadores denunciados. Outros setores também foram destacados, incluindo:

  • Criação de bovinos: 17 nomes na lista por irregularidades na condução dos serviços;
  • Extração de minerais: 14 empregadores incluídos;
  • Cultivo de café e construção civil: 11 empregadores cada.

Sobre a 'Lista Suja' do trabalho escravo

A "Lista Suja" é um documento de caráter público, divulgado semestralmente, em abril e outubro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo é dar transparência aos resultados das fiscalizações realizadas contra o trabalho análogo à escravidão, expondo empregadores que foram flagrados em práticas ilegais. Os nomes podem permanecer na lista por dois anos, prazo em que as empresas precisam comprovar que cessaram as irregularidades para serem retiradas do documento. Em casos específicos, o período de permanência pode ser alterado.

Aumento no número de inclusões

A atualização de abril deste ano marcou um recorde histórico, com 248 empregadores adicionados à lista, a maior quantidade já registrada desde o início das publicações da "Lista Suja". Esse aumento reflete o trabalho intensivo das operações de fiscalização e a crescente atenção das autoridades para coibir as condições de trabalho degradantes.

Consequências para os empregadores incluídos

A inclusão na "Lista Suja" acarreta consequências significativas para os empregadores, como restrições no acesso a crédito em bancos públicos e queda na reputação junto ao mercado e à sociedade. A visibilidade negativa também dificulta a relação com clientes e fornecedores, impactando diretamente os negócios. A lista é utilizada como referência por empresas e instituições que buscam garantir condições justas de trabalho em suas cadeias produtivas.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: