SAÚDE
Ventilador, ar-condicionado e climatizador: prós e contras para a saúde
Com as ondas de calor cada vez mais frequentes, é essencial entender como cada aparelho impacta a saúde, seja em climas secos ou úmidos. Confira as principais vantagens e desvantagens de ventiladores, ar-condicionado e climatizadores.
26/09/2024
07:30
G1
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
Com a alta das temperaturas, o uso de aparelhos para climatização se torna uma necessidade. Mas qual deles é o mais indicado para sua saúde? Conversamos com especialistas para entender os prós e contras de ventiladores, climatizadores e ar-condicionado, com destaque para seu desempenho em condições de clima seco e úmido.
Vantagens:
Desvantagens:
O ventilador acelera a troca de calor entre o corpo e o ambiente, proporcionando uma sensação de alívio térmico, especialmente em condições de calor extremo, conforme explica o professor Fabio Luiz Teixeira Gonçalves, da USP. O vento facilita a evaporação do suor, resfriando o corpo.
Vantagens:
Desvantagens:
Segundo o professor Antonio Mariane, da USP, é fundamental usar o ar-condicionado corretamente, evitando configurar o aparelho em temperaturas muito baixas, o que resseca o ar. Ele recomenda manter a temperatura entre 23°C e 25°C para evitar problemas de saúde, como ressecamento das vias respiratórias.
Vantagens:
Desvantagens:
O climatizador utiliza água ou gelo para resfriar o ar. No entanto, em regiões muito úmidas, ele pode aumentar a proliferação de microrganismos, sendo mais adequado para climas secos. Segundo especialistas, sua eficiência em cidades quentes com temperaturas acima de 40°C pode ser limitada.
Conclusão:
A escolha entre ventilador, ar-condicionado ou climatizador depende das necessidades de cada ambiente e das condições climáticas locais. Em locais secos, o climatizador pode ser uma solução prática, enquanto o ar-condicionado oferece maior controle de temperatura. Já o ventilador é uma opção econômica e eficaz para aumentar o conforto térmico em ambientes com ventilação adequada.
#jornaldoestadoms
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo planeja aumentar isenção do imposto de renda para R$ 3.036 em 2025
Leia Mais
Novos valores e regras do salário-família em 2025: saiba quem tem direito e como solicitar
Leia Mais
Com medo de passar mal, deputado acusado de matar Marielle evita cateterismo
Municípios