Campo Grande (MS), Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2025

Recadastramento de taxistas em Londrina termina com 83% da frota regularizada

Profissionais que não realizaram o procedimento na CMTU terão sete dias para justificar a ausência, sob pena de serem multados e perderem a licença para a atividade

08/12/2021

18:10

DANYLO ALVARES

©DIVULGAÇÃO

Terminou na terça-feira (7) a prorrogação de prazo concedida pela Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), para o recadastramento dos taxistas. Dos 372 profissionais autorizados a explorar o serviço de táxi na cidade, 208 realizaram o procedimento dentro do período original, transcorrido entre os dias 4 de outubro e 5 de novembro, e outros 102 buscaram regularização até a data de ontem.

Assim, o recadastro anual foi concluído com o saldo de 310 trabalhadores em dia com o Município. Os 62 faltosos começaram ser notificados nesta quarta-feira (8) pela CMTU e, agora, terão sete dias para justificar formalmente a ausência. Ao final desse intervalo, os taxistas cujos argumentos forem indeferidos serão multados e sofrerão a abertura de processo administrativo, que pode levar à cassação da licença.

O coordenador de Transporte Comercial da CMTU, José Carlos da Silva explicou que, mesmo após a finalização do prazo ampliado de recadastramento, a notificação dos ausentes é prevista em lei. “O procedimento é necessário para verificarmos, de fato, o que ocorreu com o autorizado. Sabemos de antemão que alguns morreram e outros desistiram da atividade, então nosso objetivo é aferir os alvarás remanescentes a fim de, eventualmente, fazermos uma redistribuição das licenças”, detalhou.

Silva destacou que os motoristas em exercício, que deliberadamente desprezaram o chamamento da CMTU, estão rodando de forma irregular e já podem ser autuados em R$ 293,47, segundo a Lei nº 10.969/210, que disciplina as condições para exploração do serviço de táxi em Londrina. Ele orienta que esses profissionais busquem a companhia o quanto antes, sob pena de serem submetidos à baixa de cadastro.

Já para os clientes a recomendação é que não se locomovam a bordo de veículos não recadastrados e, consequentemente, não vistoriados. A inspeção, realizada após os pedidos de revalidação do alvará, avalia itens como o taxímetro, as condições do envelopamento, cintos de segurança, extintores de incêndio, pneus e estepe, dispositivos elétricos, além de aspectos de limpeza e conservação da frota. “Trata-se de uma garantia de que aquele carro está em boa situação para circular”, alertou o coordenador.

Pelos telefones (43) 3379-7973; 3379-7966 e 3379-7928 é possível verificar, antes da corrida, se o automóvel solicitado está regular junto à CMTU. Para isso, basta que o usuário informe o número de identificação do veículo. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e serve também para o registro de denúncias de motoristas desautorizados a trabalhar.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: