CURIOSIDADES
Você sabia que o dinheiro é feito de algodão ?
Curiosidades do algodão
26/07/2024
12:00
ANA KARLA SOUZA
Ele é um dos principais produtos brasileiros e a fibra natural mais utilizada no mundo! Conheça as maiores curiosidades do algodão!
O algodão é um dos principais produtos da cadeia agrícola brasileira e a fibra natural mais utilizada no mundo. Por isso, através da sua cultura, é possível gerar emprego e matéria-prima para diversos setores e indústrias.
Além disso, a beleza de uma lavoura de algodão em época de colheita pode ser considerada uma das coisas mais bonitas já vistas! Aquele campo todo branquinho, que remete às melhores sensações possíveis, é um verdadeiro convite à contemplação.
No entanto, o algodão tem muitos fatos curiosos em sua história. Por exemplo, você sabia que a cultura no Brasil começou há muito tempo graças aos indígenas? Com o tempo, o país descobriu o grande potencial do algodão para fins comerciais e produção agrícola, permitindo assim o crescimento exponencial da economia interna.
Mas, melhor do que saber dessas histórias, é entender até onde o algodão pode chegar. O uso diverso desse produto é fascinante e inusitado e hoje vamos mostrar algumas curiosidades do algodão.
1 – O nome “algodão” tem origem árabe
Muitas pessoas buscam saber qual o significado do nome “algodão”. Foram os árabes que difundiram a planta pela Europa entre os séculos IX e XI, por isso, sua origem vem dessa região. A palavra é a derivação do termo árabe “al-qu-Tum”, em tradução livre, “o cotão”, que significa “pelo” ou “felpa”. Daí surgiram suas variações em cada país, como cotton, em inglês; coton, em francês; cotone, em italiano; e algodón, em espanhol.
2 - Começou a ser usado no Brasil pelos indígenas
Quando os primeiros europeus desembarcaram no País, já havia indígenas cultivando o algodão e transformando sua fibra em fios e tecidos rudimentares. Depois de algum tempo, especificamente em 1750, foi descoberto o potencial produtivo e comercial do algodão no Nordeste brasileiro.
3 – Dinheiro também é feito de algodão
É isso mesmo, você não leu errado! A partir das fibras curtas do línter é possível produzir as cédulas do real brasileiro. O papel criado para fabricar essas notas é composto por três camadas: duas externas, produzidas com pasta de madeira, e a do meio, que é feita 100% de línter de algodão. Essa camada é a que recebe as principais medidas de segurança que dificultam a falsificação da nota.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios