Campo Grande (MS), Sábado, 19 de Abril de 2025

ARTIGOS

O poder transformador da gratidão

14/07/2024

09:15

WILSON AQUINO

WILSON AQUINO*

A gratidão é uma virtude que, se devidamente cultivada, pode transformar vidas, trazendo felicidade e realização genuínas. Em um mundo onde o materialismo e a busca incessante por mais e mais são constantes, a prática da gratidão nos convida a valorizar o que já temos e a viver plenamente cada momento. Em vez de ficarmos presos ao inconformismo e à insatisfação, acreditando que nossa felicidade está sempre condicionada a algo que ainda não conquistamos, a gratidão nos ensina a apreciar o presente e a reconhecer as bênçãos já recebidas.

A simplicidade, profundidade e beleza da vida nos mostram que cada dia é um privilégio. Ser grato por tudo o que temos e pelo que somos é um exercício diário que não implica em conformismo ou estagnação. Pelo contrário, a gratidão deve coexistir com a aspiração por crescimento e progresso, tanto material quanto espiritual, como exemplificado na ‘Parábola dos Talentos’ (Mt. 25:14-30). Devemos continuar lutando e buscando melhorar, mas sempre com um coração agradecido.

Cultivar a paz em meio ao caos é uma arte que revela a grandiosidade do nosso espírito. Não podemos permitir que pequenas irritações do cotidiano nos tornem ingratos. Quantas pessoas se afligem e se menosprezam por situações emocionais, materiais ou espirituais, sem perceber as incontáveis bênçãos que já receberam? Essas pessoas se perdem em angústia e lamentações, ignorando o que há de positivo em suas vidas.

Jesus Cristo, com sua bondade e sabedoria imensuráveis, nos ensinou a manter sempre o brilho de um olhar grato, a agradecer pelo que temos, e não a lamentar pelo que nos falta. Ele também nos ensinou a encontrar propósito nas dificuldades que enfrentamos. Nos momentos de aflição, focar no propósito maior de nossas lutas pode fazer com que a dor e os problemas pareçam menores e eventualmente até desapareçam.

Lembro-me de um episódio da minha infância que ilustra bem essa lição. Com menos de nove anos, vi o pai de amigos vizinhos chegando em cassa furioso, provavelmente devido à influência de bebida, descontando sua ira na família, com gritos e ameaças de espancamento de mulher e filhos. Para evitar a violência, tomei algumas pedras e de longe, escondido, as joguei no telhado da casa dele, desviando a atenção do homem. Depois do ‘bombardeio’ ele voltou sua ira ao ataque ao seu lar, tentando desesperadamente saber o que estava acontecendo e de onde vinham as pedras. Momentos depois, já estava abraçado aos filhos, protegendo-os dos ataques. Esse gesto inesperado serviu para mudar o foco do problema, fazendo com que ele visse a felicidade e a segurança que tinha em casa e que precisava preservá-los.

Essa experiência me ensinou desde cedo que, às vezes, precisamos de um “bode na sala” para perceber quanto somos felizes e confortáveis com o que já temos. A gratidão nos permite ver a vida com novos olhos, valorizando as pequenas e grandes bênçãos que muitas vezes passam despercebidas.

A Bíblia nos ensina que a gratidão é essencial para uma vida espiritual rica e significativa. Em 1 Tessalonicenses 5:18, somos exortados a “dar graças em todas as circunstâncias”, reconhecendo que tudo o que recebemos é uma dádiva divina. Esse reconhecimento nos conecta com a fonte de todas as bênçãos e nos fortalece para enfrentar os desafios com fé e esperança.

Além disso, em Filipenses 4:6-7, aprendemos que a gratidão é um antídoto para a ansiedade: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” A gratidão, portanto, não só transforma nossa visão do presente, mas também nos prepara para um futuro cheio de paz e propósito.

Praticar a gratidão é, portanto, um caminho para uma vida mais plena e realizada. É uma escolha diária que pode transformar nossa percepção do mundo e nos trazer verdadeira paz e contentamento. Que possamos sempre lembrar de agradecer pelo que temos e manter nossos corações abertos às bênçãos da vida.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: