Campo Grande (MS), Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

CURITIBA

Cidade preparada: Eduardo Pimentel acompanha ações emergenciais da Prefeitura durante chuvas intensas em Curitiba

08/10/2023

12:32

SECOM

©DIVULGAÇÃO

Depois de quatro dias de chuvas intensas em Curitiba – com a maior intensidade registrada na tarde deste sábado (7/10), com 49mm de volume pluviométrico – o prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, mantém todos os órgãos da Prefeitura da capital em prontidão. Na manhã deste domingo (8/10), ele realizou uma reunião na sede da Prefeitura para avaliar os reflexos das intempéries na cidade e, em seguida, percorreu bairros de Curitiba para ver pessoalmente o trabalho das equipes do município.

No encontro na sede da Prefeitura, Pimentel também solicitou manutenção da atenção para este domingo, com previsão de novas tempestades e rajadas de vento. O prefeito em exercício reforçou ainda a execução do plano estratégico do município para atender as emergências geradas neste final de semana, devido às chuvas intensas na cidade. Logo após a reunião, Pimentel vistoriou alguns pontos da cidade para avaliar a efetividade das medidas adotadas.

No saldo, Curitiba mostrou-se bem preparada para as adversidades climáticas, com rápida resposta das equipes da Prefeitura: os registros de alagamentos foram pontuais e de rápido escoamento, sem gravidade.

Resultado não só da eficiência na execução do Plano de Contingência do município, mas especialmente, reflexo da lição de casa feita nos últimos sete anos, com investimentos da Prefeitura em obras infraestrutura de micro e macrodrenagem; limpezas de rios, córregos e galerias pluviais, ações ambientais de preservação dos rios.

“Entre quarta-feira e ontem [sábado] foram mais de 150 mm de chuva acumulada, com o maior volume ontem. E Curitiba soube suportar bem, fruto de muitas obras que já fizemos. Seguimos atentos, com a Defesa Civil. Guarda Municipal, FAS, Setran, Meio Ambiente, toda equipe auxiliando a população, para atender qualquer ocorrência que possa acontecer”, destacou Eduardo Pimentel.

Na reunião, em que participaram representantes da Defesa Civil, Guarda Municipal, secretarias e Administrações Regionais, o prefeito em exercício também agradeceu às equipes que enfrentaram a chuva para prestar os atendimentos. Pimentel também contou que o prefeito Rafael Greca, que retorna hoje de uma intensa agenda no Japão, está acompanhando, remotamente, todas as ações para o bem-estar dos curitibanos.

Pedido à população

Eduardo Pimentel reforçou o pedido à população para que evite, neste domingo, eventos ao ar livre e que, em caso de necessidade, acione os contatos com a Prefeitura: a Central 156 (por telefone, site ou aplicativo), o telefone 153 para a Guarda Municipal e o número 199 para falar com a Defesa Civil.

“A Prefeitura de Curitiba segue em alerta, com nossas equipes estão prontas para chegar rapidamente e ajudar, se necessário, com lonas, telhas, alimentos, roupas e todo o para atuar em locais que precisem de alguma intervenção. Pedimos a todos que se cuidem, permaneçam em casa”, pediu Pimentel.

Avaliação in loco

Após a reunião, Eduardo Pimentel seguiu para visitas in loco em diferentes pontos da cidade para avaliar os atendimentos prestados.

Ao lado do coordenador da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson de Lima Ribeiro e do comandante da Guarda Municipal, o inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior, foi até o Córrego Bigorrilho, na conhecida “Rua dos Chorões”, que no passado viveu alagamentos. Na tarde de sábado, as águas do córrego ultrapassaram a marca máxima e extravasaram, porém, com rápido escoamento. Na manhã de hoje, o volume estava na marca mínima, “zerada”.

No roteiro, Pimentel passou pela Praça Rui Barbosa, onde encontrou as equipes da Prefeitura retirando uma árvore que havia caído no dia anterior.

O grupo seguiu até o Parolin, onde monitorou o nível do Rio Vila Guaíra, que vem recebendo melhorias constantemente, com obras e limpezas. Também foi até a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), já sob chuva, onde verificou o volume das águas do Rio Barigui, na altura da ponte sobre a Rua Desembargador Cid Campelo. Em ambos locais, conversou com lideranças que elogiaram o resultado das obras realizadas pela Prefeitura para evitar alagamentos.

Acolhimento

Na Casa de Passagem Padre Pio, que faz parte do complexo de atendimento para pessoas de rua ou desabrigadas, a Praça Solidariedade, no Jardim Botânico, acompanhou o atendimento das equipes da Fundação de Ação Social (FAS).

De sábado para domingo, 85 pessoas estavam abrigadas no local, que tem capacidade para acolher 150 pessoas com oferta de dormitórios e refeições.

Luís Carlos Trindade, 53 anos, foi um dos acolhidos, que entre os cuidados, agradeceu as roupas secas e espaço para higiene pessoal. “Choveu muito. Se não fosse recebido aqui, teria passado a noite encharcado”, disse.

Além da manutenção de todos os pontos de acolhida abertos para abrigar a população em situação de rua, desde a última quarta-feira (4/10), a FAS abriu uma unidade emergencial, a Casa de Passagem Belém, no Guabirotuba com atendimento 24 horas, ofertando 80 vagas diurnas e 200 à noite.

Equipes a postos

Além disso, a FAS auxiliou, entre sábado e domingo, cinco famílias com entrega de produtos de limpeza e cestas básicas na Regional Boqueirão; e dez famílias, nas Regional Portão, receberam colchões e cobertores; três delas também receberam lona.

Das 12h30 de sábado (7/10) até as 8h deste domingo (8/10), a Central 156 havia registrado 50 solicitações de limpeza de queda de galhos/árvores e o Fone 153, da Guarda Municipal, registrou seis pontos de alagamento na cidade e sete pedidos de lona para os telhados.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: