CURITIBA
Cooperação internacional: Greca finaliza missão ao Japão e alinha projetos para aluguel social e trocas sobre o PlanClima
07/10/2023
10:15
SECOM
©DIVULGAÇÃO
O prefeito Rafael Greca encerrou, nesta sexta-feira (6/10), os compromissos oficiais no Japão ampliando o campo de parcerias com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica) para o desenvolvimento de estudos conjuntos sobre aluguel social para habitação de pessoas de baixa e média rendas. Em contrapartida, a Jica tem interesse em conhecer detalhes da metodologia utilizada para a realização do inventário de ativos públicos envolvidos na elaboração do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima).
Vamos avançar na parceria com o Japão para o desenvolvimento sustentável. Em nossa missão compartilhamos projetos de interesse mútuo da Prefeitura de Curitiba e de cidades japonesas, a partir da cidade-irmã de Himeji, focando o Hipervisor Urbano de Curitiba, habitação de interesse social com energia solar, redesenvolvimento de áreas urbanas degradadas e programas de descarbonização”, afirmou Greca.
Em reunião com o secretário de Políticas de Desenvolvimento Urbano da Jica, Tomohiro Ono, e o especialista em Desenvolvimento Urbano e Regional e Gestão de Infraestrutura da agência, Takayoshi Yamada, o prefeito e os representantes da missão curitibana avaliaram os resultados da agenda de visitas técnicas e de troca de experiências cumprida naquele país.
Foram alinhadas as metas da cooperação, formalizada em 2022 e com vigência até o início de 2024, com foco no desenvolvimento de projetos urbanos com vistas ao envelhecimento da população, a prevenção e resposta a desastres climáticos e inovação para a sustentabilidade.
O andamento da cooperação tem como resultados previstos a definição de nove políticas públicas nas áreas da longevidade, gestão de desastres naturais e a consolidação de uma ampla plataforma de dados a ser gerenciada pelo Hipervisor Urbano de Curitiba.
Cérebro da Cidade Inteligente projetado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Hipervisor Urbano será uma plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos munido de ferramentas capazes de coletar, processar e distribuir informações em formatos que permitam a todas as áreas gerir serviços em tempo real e também o planejamento de políticas públicas de longo prazo.
Acompanharam o prefeito nos compromissos no Japão, o presidente do Ippuc e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; a diretora de Informações do Ippuc, Liana Vallicelli; o analista de Sistemas da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Bruno Gonçalves de Lara, e o assessor do Gabinete do prefeito Lucas Navarro de Souza.
O retorno ao Brasil está marcado para domingo (8/10), com chegada em Curitiba na segunda-feira (9/10).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Condenada pelo STF, Carla Zambelli diz ter arrecadado mais de R$ 166 mil via Pix em um único dia
Leia Mais
Sites falsos do Enem 2025 aplicam golpes e roubam dados; inscrições só devem ser feitas no site oficial do Inep
Leia Mais
Gripe aviária: é seguro comer ovos com gema mole? Tire todas as dúvidas sobre o consumo de frango e ovos
Leia Mais
Mega-Sena sorteia R$ 100 milhões nesta terça-feira; apostas podem ser feitas até as 19h
Municípios