CURITIBA
Cooperação internacional: Greca finaliza missão ao Japão e alinha projetos para aluguel social e trocas sobre o PlanClima
07/10/2023
10:15
SECOM
©DIVULGAÇÃO
O prefeito Rafael Greca encerrou, nesta sexta-feira (6/10), os compromissos oficiais no Japão ampliando o campo de parcerias com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica) para o desenvolvimento de estudos conjuntos sobre aluguel social para habitação de pessoas de baixa e média rendas. Em contrapartida, a Jica tem interesse em conhecer detalhes da metodologia utilizada para a realização do inventário de ativos públicos envolvidos na elaboração do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima).
Vamos avançar na parceria com o Japão para o desenvolvimento sustentável. Em nossa missão compartilhamos projetos de interesse mútuo da Prefeitura de Curitiba e de cidades japonesas, a partir da cidade-irmã de Himeji, focando o Hipervisor Urbano de Curitiba, habitação de interesse social com energia solar, redesenvolvimento de áreas urbanas degradadas e programas de descarbonização”, afirmou Greca.
Em reunião com o secretário de Políticas de Desenvolvimento Urbano da Jica, Tomohiro Ono, e o especialista em Desenvolvimento Urbano e Regional e Gestão de Infraestrutura da agência, Takayoshi Yamada, o prefeito e os representantes da missão curitibana avaliaram os resultados da agenda de visitas técnicas e de troca de experiências cumprida naquele país.
Foram alinhadas as metas da cooperação, formalizada em 2022 e com vigência até o início de 2024, com foco no desenvolvimento de projetos urbanos com vistas ao envelhecimento da população, a prevenção e resposta a desastres climáticos e inovação para a sustentabilidade.
O andamento da cooperação tem como resultados previstos a definição de nove políticas públicas nas áreas da longevidade, gestão de desastres naturais e a consolidação de uma ampla plataforma de dados a ser gerenciada pelo Hipervisor Urbano de Curitiba.
Cérebro da Cidade Inteligente projetado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Hipervisor Urbano será uma plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos munido de ferramentas capazes de coletar, processar e distribuir informações em formatos que permitam a todas as áreas gerir serviços em tempo real e também o planejamento de políticas públicas de longo prazo.
Acompanharam o prefeito nos compromissos no Japão, o presidente do Ippuc e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; a diretora de Informações do Ippuc, Liana Vallicelli; o analista de Sistemas da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Bruno Gonçalves de Lara, e o assessor do Gabinete do prefeito Lucas Navarro de Souza.
O retorno ao Brasil está marcado para domingo (8/10), com chegada em Curitiba na segunda-feira (9/10).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula propõe governança multilateral para inteligência artificial em discurso no Fórum do Brics
Leia Mais
Com apoio de Lula, Edinho Silva desponta como favorito para presidir o PT
Leia Mais
Assinatura digital pelo Gov.br cresce 92% e facilita burocracias, mas exige atenção com segurança
Leia Mais
Mega-Sena sorteia R$ 6,5 milhões neste sábado em São Paulo
Municípios