Paraná realiza 'Dia D' de Campanha de Multivacinação no sábado (16)
Objetivo da ação é atualizar a carteirinha de crianças e adolescentes, com menos de 15 anos, que deixaram de tomar vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
15/10/2021
19:50
G1
'Dia D' da Campanha Nacional de Multivacinação será no sábado (16) ©Breno Esaki/SES-DF
O Paraná realiza, no sábado (16), o "Dia D" da Campanha Nacional de Multivacinação com objetivo de atualizar a carteira de imunização de crianças e adolescentes que deixaram de tomar vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A campanha foi iniciada no dia 1º em todo o Brasil.
A ação ocorre entre 8h e 17h no sábado. Após o fim do Dia D, a campanha continua normalmente até o dia 29 de outubro, atendendo crianças e adolescentes com menos de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).
A ação ocorre em todos os locais de vacinação cadastrados como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia de Saúde Familiar (ESF), postos de saúde, departamentos e centros de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do estado.
A secretaria informou que a ação oferece 18 tipos de vacinas, que protegem contra o sarampo, pneumonia, hepatite, meningite, rubéola, caxumba, entre outras doenças.
Vacinas oferecidas para crianças com menos de sete anos:
BCG
hepatite B
penta
polio (inativada e oral)
rotavírus
pneumocócica 10-valente
meningocócica C
febre amarela
tríplice viral
tetra viral
DTP
hepatite A
varicela
Vacinas para crianças a partir de sete anos:
hepatite B
febre amarela
tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
difteria e tétano
meningocócica ACWY
HPV quadrivalente
varicela
dTpa
Agendamento
Em Londrina, o agendamento pode ser feito pelo site da prefeitura, ou por telefone e presencialmente nos locais de vacinação. Em outras cidades, como Ponta Grossa, o agendamento deve ser feito pelo telefone de cada unidade de saúde.
Além do agendamento, os pais ou responsáveis deverão acompanhar as crianças e apresentar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios