Prefeitura recebe mais de 2 toneladas de lixo eletrônico durante drive-thru
Edição foi realizada em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem; quem participou da ação recebeu, em forma de agradecimento, uma muda de tempero
25/05/2021
09:00
SECOM
Ana Paula Hedler
Segundo drive-thru da reciclagem de 2021 ©SEMA
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), divulgou o balanço dos materiais recolhidos durante o segundo Drive-Thru da Reciclagem de 2021, que aconteceu no último sábado (22). Foram recolhidos 2.2 toneladas de lixo eletrônico, como aparelhos de celular sem uso; teclados, mouse, monitores de computador, DVDs, aparelhos de televisão, entre outros; 14 quilos de radiografias antigas e 50 litros de óleo de cozinha usados.
Todos os itens foram entregues no estacionamento do Parque Municipal Arthur Thomas (Rua da Natureza, 155, Jardim Piza), das 9h às 16h. A ação contou com a participação de 105 veículos e, como aconteceu em drive-thru, os motoristas não precisaram descer de seus automóveis para entregar os objetos. Essa edição foi realizada em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio.
A servidora da Educação Ambiental da Sema, Lidiani Damiani Isidoro, contou que o retorno do evento foi muito positivo. Segundo ela, as pessoas que participaram elogiaram muito a organização do drive-thru e ficaram contentes em receber uma muda de tempero. “Alguns já tinham participado de outras edições e disseram que já viram avanços na cidade na área ambiental. Nós ficamos felizes com esse retorno e por termos atingido nosso objetivo, ajudando a população de Londrina a fazer o descarte correto de diversos materiais”, disse.
Por meio da iniciativa, no primeiro drive-thru, realizado em 2021, foram recolhidos mais de 12 toneladas de materiais, entre 11 toneladas de lixo eletrônico, 26 quilos de pilhas e baterias, 41 quilos de chapas de raio x, mais de mil quilos de tecidos, roupas, calçados, tapetes e acessórios e 180 litros de óleo vegetal usado. Durante o ano de 2020 inteiro, foi possível dar a destinação correta a 16,4 toneladas de eletroeletrônicos; 62 quilos de pilhas e baterias portáteis; 566 litros de óleo vegetal usado; mais de 10.500 peças de roupas, calçados e acessórios; e mais de 52 quilos de chapas de radiografias velhas e sem uso.
A ação é organizada pela Prefeitura de Londrina, por meio da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente em conjunto com o Rotary Club de Londrina Sul. Nesta edição, o Rotary deu uma muda de tempero para quem participou da ação, entre elas de alecrim, manjericão, cebolinha, salsinha, arruda, tomilho, orégano, coentro e hortelã.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula promete reduzir custo de vida e tornar cesta básica mais acessível
Leia Mais
Nova caixa postal digital do Gov.br: como vai funcionar?
Leia Mais
Lula critica plano de Trump para Gaza: 'Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos'
Leia Mais
Brasil, Europa, países árabes e Rússia condenam plano de Trump para Gaza
Municípios