Campo Grande (MS), Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2025

Portos do Paraná faz campanha para incentivar consumo de peixes nativos

Equipes da empresa pública falaram sobre a valorização da pesca artesanal em restaurantes, hotéis, marinas e pontos de embarque para as ilhas do Litoral. Hoje, cerca de 6 mil famílias da região vivem com a renda da atividade.

24/05/2021

12:00

SECOM

PA

© Claudio Neves

A Portos do Paraná, empresa pública que administra os portos de Paranaguá e Antonina, promoveu nesta segunda-feira (24) uma ação para incentivar o consumo de peixes nativos, como robalo, corvina, pescada e linguado.

Equipes falaram sobre a valorização da pesca artesanal em restaurantes, hotéis, marinas e pontos de embarque para as ilhas do Litoral. Hoje, cerca de 6 mil famílias da região vivem com a renda da atividade.

“Comprar do pescador artesanal é uma forma de ajudar famílias que sofrem os impactos da pandemia da Covid-19. Queremos que os turistas e os moradores entendam a importância de prestigiar estes trabalhadores e que comprar deles é uma forma de alavancar as microeconomias locais”, explica o diretor de Meio Ambiente da empresa, João Paulo Santana.

“São peixes extremamente saborosos e com muita qualidade. Nossos pescadores trazem frescos, todos os dias, e são opções ótimas no lugar da tilápia, criada em cativeiro, ou mesmo o salmão, que vem de fora do país”, destaca.

CAMPANHA 

Além de panfletos, a Portos do Paraná veiculou outdoors em Paranaguá e cidades litorâneas e “spots” de rádios nas principais emissoras da região. A campanha faz parte dos programas de Educação Ambiental e Comunicação Social, que integram as condicionantes da licença de operação concedida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

A ação também vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, e dos quais a Portos do Paraná é signatária.

A campanha se encaixa no 14º objetivo: “Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”.

ESCA ARTESANAL

Caracterizada pela produção em baixa escala, a pesca artesanal apresenta importância econômica e social para as comunidades residentes ao longo da costa brasileira. Exercida por produtores autônomos, que utilizam técnicas tradicionais de pesca e pequenas embarcações, a prática apresenta baixo lucro e rendimento, porém contribui para a seguridade alimentar de milhares de famílias e a erradicação da pobreza.

Embora realizada em pequena escala, ela é responsável por metade do pescado consumido pela população e emprega 25 vezes mais trabalhadores do que a pesca industrial (aproximadamente 12 milhões de pessoas).


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: