Votação em 1º turno ocorreu nesta segunda-feira (20); projeto prevê mudar definição de datas da eleição, que atualmente ocorre em outubro do segundo ano da legislatura, para 1º de agosto.
|
Deputados do Paraná aprovaram, em primeira discussão, antecipar eleição de mesa diretora da Alep ©Luciomar Castilho/Alep |
Os deputados estaduais aprovaram, em primeira discussão, um projeto que prevê antecipar para agosto a data a partir da qual a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pode definir o dia e a hora para a eleição da mesa diretora da Casa.
O projeto de resolução 7/2020, de autoria da comissão executiva da Alep, foi aprovado em 1º turno, nesta segunda-feira (20), com 46 votos favoráveis.
A eleição para a mesa diretora ocorre sempre no segundo ano de cada legislatura, conforme o anexo único da resolução número 11, de agosto de 2016, que trata do regimento interno da assembleia.
Atualmente, segundo a Alep, a data para que a eleição ocorra pode ser definida a partir de 10 de outubro. Se aprovada, a proposta prevê que o presidente marque a data da eleição a partir de 1º de agosto, ainda no segundo ano da legislatura.
Após a aprovação desta segunda-feira, o projeto de resolução deve voltar a ser apreciado, em segundo turno, nesta terça-feira (21).
Eleições municipais
Na proposta, a comissão executiva da Alep destacou que, nas definições atuais, a eleição da mesa diretora coincide com as eleições municipais.
Segundo a proposta, isso "acaba gerando alguns problemas para os parlamentares".
Os deputados da comissão executiva argumentam ainda que, se a eleição para a mesa diretora for adiantada, o planejamento dela poderá ser feito logo no retorno do recesso parlamentar, que também ocorre em agosto.
Ao final da proposta, o projeto de resolução prevê que, se a data for adiantada para agosto, as comissões da Alep também deverão ser organizadas antes. Eles sugerem que isso ocorra logo após a eleição da mesa.
Por G1 PR �?? Curitiba
***