Campo Grande (MS), Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

SAÚDE

Gravidez: fisioterapia pélvica minimiza dores e alterações no corpo

08/11/2022

07:25

MILIAM COMUNICAÇÃO

Priscila Pschiski, fisioterapeuta pélvica e proprietária da clínica Pelvic Funcional ©Pelvic Funcional.

A gravidez é um momento especial na vida da mulher e exige muitos cuidados. Neste período, a fisioterapia pélvica ajuda na adaptação às mudanças, pois desenvolve a funcionalidade do assoalho pélvico, que é um conjunto de músculos e ligamentos que sustentam órgãos como bexiga, útero, intestino e tudo que fica na região baixa do abdômen.

“A fisioterapia pélvica minimiza os efeitos das alterações que o corpo da mulher vai vivenciar, como as dores na pelve e lombar, além de perda de urina; e fortalece regiões importantes para evitar problemas e trazer qualidade durante a gestação e no pós-parto”, esclarece a fisioterapeuta Priscila Pschiski, proprietária da clínica Pelvic Funcional.

Segundo a especialista, a fisioterapia pélvica também previne a diástase patológica, que é o afastamento acima de 3 cm dos grandes músculos abdominais. Cerca de 60% das mulheres apresentam esta condição na gravidez. Por isso, o ideal é evitar que o problema ocorra, pois o tratamento para fortalecer e trazer a musculatura para o lugar é longo, trabalhoso e, em alguns casos, precisa ser cirúrgico.

Recomenda-se iniciar a fisioterapia pélvica a partir da 13ª semana de gestação. A clínica utiliza o Método Dra. Pelvic, um tratamento exclusivo e eficiente desenvolvido por Priscila Pschiski. Ele se baseia em desenvolver os 5 C’s: consciência corporal; coordenação perineal e TRA (Transverso do abdômen); controle do diafragma; contração correta do assoalho pélvico e condicionamento físico e performance. A frequência vai depender do estado em que a paciente se encontra.

“Tem mulheres que procuram a fisioterapia já com dores e nesse caso é outra abordagem. Por isso, a importância de iniciar o tratamento o quanto antes para evitar quadros álgicos e não deixar que essas dores limitem os movimentos”, afirma a fisioterapeuta.

São raros os casos em que a fisioterapia pélvica é contraindicada. Todo o tratamento é feito em contato com a médica que acompanha a gestação. Alguns movimentos da pelve não são recomendados caso a mulher tenha insuficiência do istmo cervical (abertura do colo do útero).

O tratamento não termina com o parto. “É extremamente importante dar continuidade porque a fisioterapia ajuda o corpo a se reestruturar, além de trabalhar na diástase, nas dores perineais e na volta à relação sexual”, explica Priscila.

Se o parto for normal, o tratamento pode ser reiniciado 20 dias depois, já no caso da cesária, somente após 45 dias.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: