ELEIÇÕES 2022
Eleitores têm menos de 35 horas para baixar E-Título
A versão digital do documento deve ser emitida até este sábado
28/10/2022
14:00
NATÁLIA OLLIVER
©DIVULGAÇÃO
O eleitorado sul-mato-grossense tem menos de 35 horas para baixar a versão digital do E-Título para o segundo turno das eleições, que acontece no domingo (30). O documento poderá ser emitido apenas até este sábado (29), por eleitores de todo País. Com ele não é necessário que os votantes apresentem qualquer outro comprovante, visto que no aplicativo já fica disponível a foto e informações necessárias para identificar o eleitor.
O aplicativo também mostra o local de votação e permite que seja feita justificativa em caso de ausência às urnas. Além disso, emite a quitação eleitoral. De acordo com TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no primeiro turno, que ocorreu dia 2 de outubro, mais de 30 milhões de E-Títulos estavam ativos, 13 milhões foram ativados apenas em 2022.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ressaltou que o uso do celular é proibido na hora da votação e só poderá ser apresentado antes do eleitor entrar na cabine de votação. Após mostrar o documento o aparelho celular deve ser deixado com os mesários.
Vale lembrar que o aplicativo só é válido para votação caso esteja atualizado e com foto, caso contrário não será aceito. A Justiça Eleitoral salientou que se houver algum problema os eleitores podem tentar reinstalar o software.
O aplicativo é gratuito e está disponível tanto na versão para IOS, quanto para Android.
Outros documentos - De acordo com a TSE, além do E-Título, outros documentos podem ser usados para ter acesso à seção de votação, sendo: carteira de identidade (RG); identidade social; passaporte ou outro documento de valor legal equivalente; carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios