Campo Grande (MS), Sábado, 19 de Abril de 2025

ARTIGOS

Como podemos superar traumas

13/09/2022

19:30

WILSON AQUINO

WILSON AQUINO*

Desde o seu nascimento, o indivíduo está sujeito aos mais variados desafios. É obrigado a enfrentar fortes ventos e tempestades e a carregar pesados fardos. O efeito dessas dificuldades varia de pessoa para pessoa, onde alguns conseguem resistir à dor e às aflições e ainda saírem fortalecido delas; outros conseguem, com muita dificuldade, seguirem em frente sem olhar para trás. Porém, grande parte sente o impacto de forma traumática, que acaba afetando suas vidas, sua personalidade, seu modo de ser, de pensar e de reagir diante das coisas, afetando, consequentemente, seus relacionamentos social, profissional e familiar.

Traumas, são sequelas das dificuldades pelas quais passaram e que duram muito tempo até serem reconhecidas, controladas e esquecidas. Ou não, pois em muitos perduram por toda a vida.

As origens mais comuns desse problema que afeta milhares de pessoas à nossa volta, são normalmente relativas a abuso sexual, bulling, assédio moral, violência doméstica tanto contra o cônjuge como aos filhos, acidente de automóvel e tantos outros.

Os traumas afetam o desenvolvimento do cérebro, diminui o amor próprio, baixa a autoestima, a segurança, a confiança e provocam profundos sentimentos de incapacidade, de inferioridade e desânimo de lutar e superar obstáculos na vida.

A ciência comprova que quanto mais cedo os traumas se instalam na mente de uma pessoa, quando crianças por exemplo, mais profundas serão as raízes feridas e, consequentemente, o impacto na personalidade do indivíduo.

A pessoa traumatizada sente-se incapaz de buscar e alcançar objetivos mais simples, pois acabam “empacados” na corrida natural da busca por melhoria de qualidade de vida, que ocorre por intermédio do avanço nos estudos e no esforço do trabalho. Vítimas de abuso sexual, por exemplo – crime lamentavelmente comum nesses últimos tempos e dentro do próprio lar – costumam ter grandes dificuldades em se relacionarem socialmente.

Apesar do reconhecimento da gravidade desses traumas e suas consequências negativas na vida das pessoas, há que se ressaltar que tudo pode ser contornado, controlado e afastado para que não mais prejudiquem a vida do indivíduo. Ou seja: Há cura para os traumas e o meio mais eficiente está ligado à religiosidade. Na comunhão do indivíduo com Deus.

Quando o Senhor diz que não dá um fardo mais pesado do que a pessoa possa suportar é uma grande verdade. No entanto, para que a cura se instale, é preciso o exercício constante da fé e da perseverança em avançar firme nesse caminho.

Existem outras formas de tratamento, como a busca por profissionais habilitados para tratar a mente. A psiquiatria, por exemplo. No entanto, afirmo sem sombra de dúvida que o tratamento espiritual é o mais eficaz, com resultados garantidos e seguros.

Acreditar em Deus e que Ele pode realmente ajudar a afastar as sequelas de traumas sofridos de toda ordem é o primeiro grande passo; depois, como o passado não pode ser mudado, assuma-o. Porém, centraliza-se no futuro, nas suas metas e objetivos. Lembrando sempre que o Senhor está contigo.

Situações traumáticas, quando bem enfrentadas, mesmo depois de longo período de medo e angústia, tendem a fortalecer o caráter dos que passam por elas. As Escrituras Sagradas estão cheias de grandes exemplos nesse sentido. É o caso de José, jovem hebreu que viveu antes de Cristo. Era inteligente, dedicado, bondoso e de muita fé em Deus. Seus irmãos o odiavam, movidos pela inveja. Isso os levaram a vendê-lo como escravo. Mais tarde foi preso, injustiçado e no final – depois de mais de duas décadas de sofrimento - saiu vitorioso como uma das maiores autoridades do Egito. Assim sendo, teve a oportunidade de punir severamente os irmãos, como vingança, mas não o fez. Como era um homem de Deus, perdoou os irmãos e até reconheceu que todo seu sofrimento o ajudou a ser uma pessoa muito melhor do que normalmente seria.

E o que dizer então do apóstolo Paulo? Depois da morte de Cristo, foi perseguido, preso, espancado, passando também por grandes sofrimentos. Nem por isso, mesmo na prisão, perdeu seu amor à vida, ao próximo e ao Senhor. Permaneceu firme na sua fé e acabou sendo usado pelo Senhor para escrever e deixar grandes mensagens sagradas, as quais podemos ter livremente hoje nas mãos para conhecimento e reflexão, e que proporcionam o fortalecimento espiritual de todos aqueles que buscam respostas e força nas palavras de Deus.

*Jornalista e Professor


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: