SAÚDE
Dia da Fisioterapia é celebrado nesta quinta e categoria luta por aprovação do piso salarial
08/09/2022
15:00
REDAÇÃO
EDILENE ALVES
Arquivo pessoal Dra. Amanda Alves - Atendimentos home care
Nesta quinta-feira (8) é celebrado o Dia Mundial da Fisioterapia, uma das ciências essenciais na área da saúde, pois trabalha tanto com prevenção, quanto com a reabilitação de movimentos e o funcionamento de todo o corpo humano.
A data remete ao dia da fundação da World Confederation of Physical Therapy (WCPT), em 1951, que é o maior órgão da profissão e ao qual está credenciada a Associação de Fisioterapeutas do Brasil.
Neste ano, os profissionais da área comemoram não só o Dia da Fisioterapia, mas também a aprovação por unanimidade pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal do projeto que estabelece um novo piso salarial para a categoria.
O Projeto de Lei Nº 1.731/2021, de autoria do senador Angelo Coronel (PSD-BA), fixa em R$ 4,8 mil o piso salarial de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para uma jornada de 30 horas semanais. Agora, a proposta segue para apreciação da Câmara dos Deputados.
Dra. Amanda Alves destaca a gratificação de estar ajudando seus pacientes nas reabilitaçòes e podendo contribuir para que se sintam apitos ao retorno de suas atividades diarias. "Ver o sorriso no rosto deles a cada sessão, me motiva. Cada paciente é um caso de amor," disse .
Em todo o Brasil existem atualmente cerca de 350 mil profissionais habilitados a exercer a profissão. Muitos atuam em hospitais, clínicas de reabilitação, escolas, organizações não governamentais, entre outros locais.
O trabalho desenvolvido pelos fisioterapeutas vai de uma simples prevenção para evitar progressão de doenças musculares e ósseas, até casos gravíssimos de reabilitação, que pode ser respiratória, motora ou ortopédica. Além disso, vários destes profissionais se especializam ainda em atendimentos voltados para estética, esporte e outras áreas.
Na pandemia o trabalho dos fisioterapeutas teve um destaque ainda maior, pois vários pacientes acometidos pela Covid-19 realizaram, ou durante o quadro grave da doença ou após a alta hospitalar, tratamento fisioterápico visando reversão das sequelas motoras e respiratórias.
Neste dia tão importante para os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, a mensagem que fica é para a população, sobre a importância de valorizar destes profissionais e de que a prevenção e o tratamento precoce pode ser o melhor remédio para evitar quadros graves de dor.
Dra. Amanda Alves
Fisioterapeuta Neurofuncional
Atendimentos home care
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ministro nega pedido de Bolsonaro para viajar aos EUA e participar da posse de Trump
Leia Mais
Confira seu astral para esta quinta-feira, 16
Leia Mais
Crise do Pix Gera Reviravolta: Governo revoga normativa e lança Medida Provisória após erros na comunicação
Leia Mais
Nikolas Ferreira acusado de espalhar Fake News sobre fiscalização do Pix
Municípios