Campo Grande (MS), Sábado, 19 de Abril de 2025

ARTIGOS

O que está em jogo nas Eleições 2022

30/08/2022

15:00

WILSON AQUINO

WILSON AQUINO

Qual é o segredo de países que nas últimas décadas deixaram a pobreza e a miséria para se tornarem potências econômicas? Por que países que precisam importar quase tudo de uso e consumo se tornaram potências econômicas? Por que o Brasil, considerado “Celeiro do mundo”, que possui grandes extensões territoriais; as terras mais férteis com clima, água e tecnologia que permitem a produção de alimentos durante todo o ano; grandes reservas minerais e um povo ordeiro e trabalhador,  não deslancha? Não decola? E lamentavelmente ainda possui milhares de famílias vivendo na miséria?

Por que somos tão pobres se o país é tão rico?

A questão é complexa, porém entre as “causas” não tem como não atribuir a maus governantes que passaram pela condução do país nas últimas décadas. Governantes do poder executivo que valorizaram apenas o poder, a ganância pessoal  e a corrupção que, lamentavelmente falaram  mais alto para a maioria deles.

Não faltaram poderosos aliados que deveriam dizer “não” ou “basta de corrupção” e mudar as leis para punir e impedir o roubo do patrimônio público e o descaso com a população. Estamos falando do poder legislativo, que tem sido conivente, por intermédio de grande parte de seus membros, ou omissos com esse estado de interesse escuso e de enriquecimento ilícito, fazendo pouco ou nada em benefício do povo.

Deputados federais e senadores têm fracassado ao longo de reiterados mandatos, no cumprimento integral de suas funções, que é de lutar por uma sociedade justa e com qualidade de vida para a população brasileira.

Em vez disso, o que se tem visto é uma correria e enganação  para se conseguir o voto de quatro em quatro anos e para isso, valendo tudo. Vale fazer as promessas mais mirabolantes, mentir, enganar e até comprar votos para que tenham seus "tronos" garantidos. Cadeiras essas que lhes darão poder e riqueza. Esse tem sido  o procedimento da maioria que se elege e reelege à Câmara Federal e ao Senado.

Lamentável esse quadro que se repete de quatro em quatro anos. E como se não bastassem descasos dessa natureza para com o povo brasileiro, temos agora nas Eleições 2022, novas e grandes ameaças  que podem sim provocar desastres para as famílias e  a toda sociedade.

Quem vê melhor essa ameaça  é aquele que eleva a visão para além das fronteiras do Brasil. Ao analisar e estudar  o que vem acontecendo em países vizinhos que escolheram mal seus governantes e hoje pagam o preço mais alto, muitos com a própria vida, por conta da tirania implantada em sociedades que se destacavam na economia mundial.

A mesma ameaça paira agora sobre o Brasil, onde entre os candidatos  à presidência e ao parlamento, há quem queira  restringir direitos democráticos do cidadão, inclusive assegurados pela Constituição Brasileira; perseguir a igreja; liberar o uso de drogas; legalizar o aborto; abrandar o crime  e tantos outros absurdos como ocorrem hoje em países vizinhos e que já ameaçam o Brasil, por intermédio de projetos "engatilhados" no legislativo federal e em projetos de governo.

Felizmente a internet permite a todo cidadão tomar conhecimento dessas ameaças veladas por partidos políticos e candidatos. Com o poder do voto, se bem utilizado, essa monstruosa e terrível ameaça pode ser afastada.

É dever, portanto, de cada eleitor, jovem e adulto, estabelecer critérios rigorosos para escolha dos quatro votos que darão nas Eleições 2022: Que presidente eu quero para meu país? Quem é quem? Qual é a história de cada um deles? São honestos? Já comprovaram seu compromisso com os reais interesses do povo? O mesmo critério serve para a escolha do próximo governador do Estado. 

O Senado é uma Casa de Leis importantíssima, assim como a Câmara dos Deputados. Aqueles que buscam a reeleição, como agiram nesse mandato que termina em dezembro? Como votaram  os grandes temas? Apoiaram o Executivo na condução do país? ou dificultaram o seu desenvolvimento ao defender interesses pessoais, partidários e ideológicos?

Aqueles que querem ocupar as cadeiras desses dois parlamentos, também precisam ser investigados pelos eleitores e cobrados para que defendam os interesses do povo e não de determinados grupos. A escolha de deputados estaduais, da mesma forma. Fora com aqueles que tiveram mandatos e não atenderam aos anseios do povo. Fora com eles.

Além de pesquisar sobre as propostas e passados de cada candidato, o eleitor precisa também orar ao Senhor para receber as orientações necessárias sobre como agir para evitar que o país caia nas mãos de indivíduos inescrupulosos que querem até mesmo acabar com a religiosidade do povo brasileiro. Lembrando que o país é laico, porém o seu povo não.

*Jornalista e Professor 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: