Campo Grande (MS), Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2026

Política / Saúde

Câmara acelera tramitação de projeto que prevê quebra de patente da tirzepatida

Proposta autoriza votação direta em plenário e pode impactar preço do Mounjaro e do Zepbound no Brasil

09/02/2026

20:30

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026, o regime de urgência para o projeto de lei que prevê a quebra de patente dos medicamentos Mounjaro e Zepbound, ambos à base de tirzepatida, princípio ativo utilizado no tratamento do diabetes tipo 2 e amplamente associado à perda de peso. O requerimento foi aprovado por 337 votos favoráveis e 19 contrários.

Com a aprovação da urgência, o texto poderá ser analisado diretamente no plenário, sem necessidade de tramitação prévia pelas comissões temáticas da Casa.

A tirzepatida foi desenvolvida pela farmacêutica Eli Lilly e atua no controle da glicemia e do apetite ao simular hormônios intestinais ligados à sensação de saciedade. Nos últimos anos, o medicamento ganhou destaque não apenas no tratamento do diabetes, mas também no enfrentamento da obesidade.

A eventual quebra de patente permitiria que outros laboratórios passassem a fabricar a substância, ampliando a concorrência no mercado e, consequentemente, reduzindo preços. Especialistas avaliam que a medida poderia facilitar a incorporação do medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o acesso ao tratamento para a população.

A proposta foi apresentada pelo líder do PDT, deputado Mário Heringer (MG). Ao justificar o projeto, o parlamentar argumentou que o custo atual inviabiliza a ampla utilização do medicamento no país.

“O preço comercial desses medicamentos é simplesmente impeditivo aos objetivos de uma Medicina de massa, que precisa tratar mais da metade da população adulta de um país com mais de duzentos milhões de habitantes”, afirmou Mário Heringer na justificativa da proposta.

O projeto ainda não tem data definida para votação em plenário, mas a aprovação do regime de urgência indica prioridade na pauta legislativa nas próximas sessões.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: