Campo Grande (MS), Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025

Política / Justiça

PL da Dosimetria avançou após recado de Bolsonaro da prisão e articulação com ministros do STF

Apoio da oposição foi consolidado após pedido feito por Jair Bolsonaro via Michelle e sinalização de pacificação com o Supremo

10/12/2025

10:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A aprovação do Projeto de Lei da Dosimetria, que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, foi precedida por articulação política direta a partir da prisão e por conversas reservadas entre a cúpula da Câmara dos Deputados e ministros do STF.

De acordo com apuração de bastidores, Bolsonaro enviou um recado direto à bancada do PL pedindo apoio ao projeto, mensagem que foi transmitida pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, durante visita ao ex-presidente na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, na manhã da última terça-feira (9).

Recado direto de Bolsonaro garantiu orientação da bancada do PL

O pedido foi confirmado publicamente pelo líder do PL na Câmara, o deputado Sóstenes Cavalcante, que repassou a orientação aos demais parlamentares bolsonaristas:

“Michelle me falou que o Jair pediu isso (voto a favor da redução das penas) na visita”, afirmou Sóstenes.

Com o aval direto de Bolsonaro, a liderança do PL assumiu o compromisso de apoiar o texto sem apresentar destaques para tentar resgatar a versão original do projeto, que previa anistia ampla, geral e irrestrita aos condenados pelos atos golpistas.

Conversas com o STF foram conduzidas por Hugo Motta

Além da movimentação da extrema-direita, a aprovação também foi precedida por articulação institucional com o Supremo Tribunal Federal. As conversas teriam sido conduzidas diretamente pelo presidente da Câmara, Hugo Motta.

Embora o relator da proposta, Paulinho da Força, tenha apresentado o parecer apenas na terça-feira, o texto já estaria pronto e alinhado há semanas.

O próprio relator sinalizou publicamente que o projeto estava pacificado com o STF:

“Como [ministros do STF] não me chamaram, estou tranquilo. Então, se alguém recorrer ao Supremo com essa questão, acho que vai perder”, declarou.

Resultado da votação e próximos passos

O projeto foi aprovado na Câmara por 291 votos a favor e 148 contra, e agora segue para análise do Senado Federal.

O presidente da Casa, Davi Alcolumbre, já se comprometeu a colocar a proposta em votação antes do início do recesso parlamentar, previsto para o fim da próxima semana.

Se aprovado pelos senadores, o texto seguirá para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em caso de veto, a proposta retorna ao Congresso para nova deliberação.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: