Campo Grande (MS), Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025

Política / Governo Federal

Lula convoca ministros para reforçar articulação e aprovar PEC da Segurança e PL Antifacção

Presidente quer unidade no governo para avançar propostas de combate ao crime organizado na Câmara

13/11/2025

16:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quinta-feira (13) com ministros que já foram governadores para fortalecer a articulação política em torno de dois projetos prioritários do governo na área de segurança pública: a PEC da Segurança Pública e o PL Antifacção. Ambos tramitam na Câmara e são considerados essenciais para ampliar a integração entre forças policiais e enfrentar de forma mais eficaz o crime organizado no país.

A reunião ocorreu no Palácio do Planalto e teve como objetivo, segundo a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, aproveitar a experiência dos ministros que comandaram estados e têm relação direta com bancadas federais.

“Os ministros foram governadores, têm relação com os deputados das suas bancadas. Isso nos ajuda muito na articulação no Congresso”, afirmou a ministra.

Prioridade: integração nacional contra facções e crime organizado

A PEC da Segurança, enviada pelo governo em abril, estabelece bases para ampliar a coordenação entre forças federais, estaduais e municipais.
Gleisi reforçou que o objetivo é criar um sistema unificado, desde o planejamento até as ações de campo:

“Isso dá condições de integrar o trabalho das forças de segurança, do planejamento à ação. É fundamental para combater efetivamente o crime organizado”, disse.

PL Antifacção ainda gera divergências

O governo também tenta ajustar o relatório apresentado pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP) sobre o PL Antifacção, enviado ao Congresso no fim de outubro. A ministra apontou pontos que ainda preocupam o Executivo:

  • apreensão de bens somente após o trânsito em julgado;

  • necessidade de definir claramente o tipo penal de facção criminosa, diferente de organização criminosa, por envolver domínio territorial e econômico.

O presidente da Câmara, Hugo Motta, adiou a discussão e votação do projeto para a próxima terça-feira (18), como pauta única.

“Projeto robusto e amplamente discutido”, diz governo

Gleisi assegurou que o governo está preparado para defender o texto original e destacou o tempo de elaboração:

“O governo se dedicou por seis meses para elaborar esse projeto. Foi discutido com especialistas, com universidades e com autoridades de segurança dos estados. É um projeto robusto, estudado e necessário.”

Ministros ex-governadores reforçam base política

Participaram da reunião:

  • Geraldo Alckmin (MDIC / vice-presidente)

  • Rui Costa (Casa Civil)

  • Renan Filho (Transportes)

  • Camilo Santana (Educação)

  • Wellington Dias (Desenvolvimento Social)

  • Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional)

Todos reiteraram a importância das propostas para modernizar o sistema de segurança e enfrentar facções criminosas.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: