Política / Eleições 2026
Rodolfo Nogueira afirma que Jair Bolsonaro tentará liminar para disputar eleições de 2026
Deputado sul-mato-grossense diz acreditar na reversão da inelegibilidade após mudança na presidência do TSE
17/10/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) declarou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentará obter uma liminar judicial para concorrer à Presidência da República em 2026, mesmo estando atualmente inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em entrevista ao Grupo Hora, Nogueira afirmou que a estratégia jurídica será adotada após a posse dos ministros Cássio Nunes Marques e André Mendonça nos cargos de presidente e vice-presidente do TSE, respectivamente. Segundo o parlamentar, a nova composição da Corte pode abrir caminho para a revisão da condenação eleitoral de Bolsonaro.
“Nós estamos vendo as movimentações, vários nomes se colocando à disposição para a presidência, mas temos fé que o Bolsonaro vai se libertar. Existem dois processos: um é a prisão e o outro é a inelegibilidade no TSE. Nós iremos contestar a inelegibilidade. Temos certeza e já vimos: o Lula disputou com uma liminar, e o Bolsonaro entrará com esse processo”, declarou Nogueira.
O deputado reforçou que o Partido Liberal e a base de apoio de Bolsonaro já se preparam para contestar juridicamente a inelegibilidade, argumentando que o ex-presidente deve ter o mesmo direito à defesa que outros políticos em situações semelhantes.
A expectativa, segundo Nogueira, é de que a nova presidência do TSE seja mais equilibrada politicamente, o que aumentaria as chances de Bolsonaro obter uma decisão favorável antes do período eleitoral.
Rodolfo Nogueira também reafirmou o compromisso da oposição em defender a anistia de Bolsonaro e dos apoiadores presos após os atos de 8 de janeiro.
O parlamentar criticou o relatório de dosimetria elaborado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) e afirmou que o grupo bolsonarista não aceitará uma proposta parcial.
“A oposição só vai aceitar uma anistia ampla, geral e irrestrita”, enfatizou.
O deputado destacou ainda a força eleitoral de Jair Bolsonaro, citando levantamentos de intenção de voto e crescimento do ex-presidente em regiões estratégicas.
“Ninguém fala em outro nome. Nas pesquisas, só se diz uma coisa: o único que derrota o Lula nas urnas é o presidente Bolsonaro. Hoje ele cresceu muito no Nordeste; o nome realmente se fortaleceu muito por lá. Esse é o motivo de toda perseguição implacável”, concluiu.
As declarações de Rodolfo Nogueira ocorrem em meio a um cenário político ainda indefinido para 2026, marcado por:
Movimentações internas no PL e fortalecimento da base conservadora;
Disputa jurídica sobre a elegibilidade de Bolsonaro;
E preparativos da direita para construir uma estratégia unificada contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que busca manter a coesão da base governista.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Embate no STF: Gilmar Mendes e Luiz Fux trocam ofensas após discussão sobre Lava Jato e julgamento envolvendo Sergio Moro
Leia Mais
Gêmeos são condenados a pagar pensão à mesma criança após DNA apontar os dois como pai
Leia Mais
Professores já podem solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB)
Leia Mais
Confira seu astral para esta sexta-feira, 17
Municípios