Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025

Economia / Energia

Governo avalia cenário energético antes de decidir sobre o horário de verão

Ministro Alexandre Silveira diz que o país vive momento de segurança energética e descarta necessidade da medida em 2025

15/10/2025

07:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal está tecnicamente preparado e seguro quanto à situação energética do país, e que não há necessidade de retomar o horário de verão neste ano.

Durante o programa “Bom Dia, Ministro”, o titular da pasta explicou que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) tem avaliado mensalmente o cenário nacional e concluiu que o Brasil vive condição de segurança energética “completa e absoluta”.

“Graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”, declarou Silveira.

Sistema robusto e diversificação energética

O ministro destacou que o Brasil é naturalmente dependente das hidrelétricas, mas vem ampliando o uso de fontes renováveis, como a energia eólica e solar, além de investir em usinas térmicas e sistemas de armazenamento.

“Estamos implementando e, na próxima semana, vamos lançar o leilão das térmicas. Também vamos lançar, ainda este ano, nosso leilão de bateria. A gente vai literalmente armazenar vento. O vento vai ser armazenado através das baterias, e o sol vai ser armazenado até as 22h”, explicou.

Silveira ressaltou que o sistema elétrico brasileiro é um dos mais robustos do mundo, o que tem permitido estabilidade mesmo diante do crescimento das chamadas energias intermitentes — que dependem de fatores climáticos.

“Portugal e Espanha sofreram apagões por causa dessas intermitências, mas o nosso sistema é muito bem planejado e seguro”, observou.

Decisão técnica e prudência

Apesar das discussões políticas sobre a medida, o ministro reforçou que a decisão sobre o horário de verão será técnica, baseada em critérios de consumo e estabilidade do sistema elétrico.

“O que não pode é faltar energia para o povo brasileiro. Teríamos coragem completa e absoluta, caso fosse necessário, de implementar o horário de verão. Mas, neste momento, estamos seguros de que não há essa necessidade”, concluiu Silveira.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: