Famosos / Saúde
Filho de Milton Nascimento revela diagnóstico de demência do cantor e faz desabafo emocionante
Augusto Nascimento relata mudanças de comportamento, viagem de despedida e batalha diária ao lado do pai
02/10/2025
13:00
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O filho adotivo e empresário de Milton Nascimento, Augusto Nascimento, usou as redes sociais nesta quinta-feira (2) para compartilhar uma notícia que emocionou fãs em todo o Brasil: o cantor, ícone da música popular brasileira, foi diagnosticado com demência.
No relato, Augusto lembrou que os primeiros sinais surgiram no final de 2024, quando percebeu mudanças sutis no comportamento do pai. Com o avanço do quadro e o agravamento do Parkinson, diagnosticado em 2022, as dificuldades com atividades simples do dia a dia se intensificaram.
No desabafo, Augusto contou que, em maio deste ano, decidiu realizar uma viagem de motorhome com o pai, percorrendo mais de 4 mil quilômetros. “Ele foi meu copiloto, sempre escolhendo as músicas. Eu sabia que aquela viagem seria uma despedida desses momentos. Dentro das limitações dele, nos divertimos muito e, quando voltamos, ele só dizia que havia sido a melhor viagem da vida dele”, relembrou.
Pouco tempo depois, Milton precisou ser internado por desidratação, consequência das dificuldades de hidratação e alimentação. Foi então que a família recebeu o diagnóstico de demência.
Augusto relatou que os diálogos entre pai e filho se tornaram cada vez mais silenciosos ou confusos. “Meu pai me chama e tenta falar comigo, mas nem sempre consegue se expressar. As inúmeras ligações quando eu viajava para trabalhar já não existem mais, nem mesmo a curiosidade por boas fofocas da vida. Hoje, em muitos momentos, ele apenas segura minha mão em silêncio”, contou.
O filho destacou também que Milton só aceita algumas refeições quando ele está presente, como forma de incentivo. “Acho que essas têm sido as maneiras dele me dizer o que, em alguns momentos, não vem conseguindo expressar através das palavras.”
No texto, Augusto reforçou que está empenhado em retribuir todo o carinho e cuidado recebido do pai, oferecendo dignidade e conforto nesta fase delicada.
“Tem sido uma dor intensa e um vazio enorme, pois meu melhor amigo está me deixando aos poucos. Desde o momento em que o universo nos colocou um no caminho do outro, somos inseparáveis e invencíveis, e seguiremos assim enquanto estivermos juntos nessa vida”, escreveu.
Ele pediu respeito e compaixão dos fãs e da imprensa diante da condição de Milton:
“Esse é o único pronunciamento que farei sobre o tema. Eu te amo e sempre amarei, paizinho.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Barroso vota pela descriminalização do aborto e STF tem 2 a 0 a favor da medida
Leia Mais
Veja as novas regras para ser instrutor de CNH autônomo sem vínculo com autoescola
Leia Mais
Embate no STF: Gilmar Mendes e Luiz Fux trocam ofensas após discussão sobre Lava Jato e julgamento envolvendo Sergio Moro
Leia Mais
Gêmeos são condenados a pagar pensão à mesma criança após DNA apontar os dois como pai
Municípios